Seminário de Espanhol

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02025530
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira (que dará feedback em relação ao trabalho entregue, desde que tal seja feito em tempo útil, como recomendado) e seguidas de um comentário por parte dos estudantes e da docente.
A orientação por parte da docente decorre, pois, tanto na fase anterior às apresentações como na fase da discussão, e ainda em períodos destinados a esse efeito no âmbito do seminário, tal como durante a preparação do trabalho de síntese final.

Resultados de Aprendizagem

Os/as estudantes devem
1.aprofundar conhecimentos na área da docência e da didática específica do Espanhol, sobretudo no âmbito do tema didático-pedagógico escolhido para a sua investigação
2.adquirir e aplicar métodos e instrumentos de trabalho indispensáveis à sua investigação e à produção do relatório final
3.pesquisar bibliografia adequada (privilegiando fontes de língua espanhola) e extrair informação relevante para o seu tema
4.aplicar criticamente o conhecimento obtido a partir da pesquisa bibliográfica, articulá-o com conhecimentos prévios e com a experiência do Estágio e apresentar possibilidades de aplicação na prática docente
5.avaliar a adequação das propostas apresentadas ao contexto do Estágio e refletir sobre os resultados obtidos, de modo a aperfeiçoar a sua prática
6.reconhecer a importância de desenvol a sua competência docente através da pesquisa sobre aspetos específicos da prática letiva
7.apresentar a sua investigação de modo coerente e metodologicamente correto

Estágio(s)

Não

Programa

1. Apresentação e discussão de tópicos relacionados com os temas didático-pedagógicos escolhidos pelos estudantes para a sua investigação:
a) ponto da situação sobre o trabalho realizado até ao início do 2.º semestre;
b) síntese de fontes bibliográficas e reflexão crítica sobre a sua relevância para o tema escolhido e para a prática pedagógica, tendo em conta conhecimentos anteriores e a experiência do estágio;
c) apresentação de propostas de aplicação prática em aula relativas ao tema escolhido, avaliação da sua adequação ao contexto de estágio e apreciação dos resultados obtidos;
2. Orientação específica dos estudantes sobre:
a) os tópicos das apresentações referidas em 1., com apreciação do trabalho desenvolvido e de planos para o seu prosseguimento;
b) a organização do relatório, com vista a uma exposição coerente e metodologicamente correta, ao equilíbrio das diferentes secções e à necessária articulação entre informação teórica e descrição e avaliação de exemplos práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Aznar Juan

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:
Aznar Juan, Mª.L. & Gamazo Carretero, E. (Coord.) (2016). Enseñar español en la actualidad. Contribuciones didácticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Cassany, D. (2005). Expresión escrita en L2/ELE. Madrid: Arco Libros.
Durán Martínez, R.; Gómez Gonçalves, A. & Sánchez Sánchez, M. (2017) Guía didáctica para la elaboración de un trabajo académico. Zamora: Iberoprinter.
Foncubierta, J. M. & Rodríguez, J. M. (2016). El abc del aprendizaje del español: imaginación y pensamiento narrativo. Revista de didáctica ELE marcoELE, 23.
Regueriro, B. (2014). Innovación y creatividad. Enseñar literatura en el siglo XXI. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro. Janus Estudios sobre el Siglo de Oro. Anexo 1.
A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.