Seminário de Espanhol
2
2019-2020
02025530
Didáticas Específicas
Português
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.
Métodos de Ensino
Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.
Resultados de Aprendizagem
O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as
dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua espanhola, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;
– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Espanhol, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios podem ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Espanhol como Língua Estrangeira.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Letras
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Bibliografia geral/General References:
Salaberri, Mª. S. (1999). Lingüística aplicada a la enseñanza de lenguas extranjeras. Almería: Universidad de Almería.
Krashen, S. (1981). Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon.
Griffin, K. (2005). Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/L, Madrid: Arco/libros.
Sánchez Pérez, A. (2004). Enseñanza y aprendizaje en la clase de idiomas.Madrid: Sgel.
Bello, P. (1990). Didáctica de las segundas lenguas. Madrid: Santillana.
Santos Gargallo, I. & Sánchez Lobato, J. (2004). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/Lengua extranjera (LE). Madrid: Sgel.
Williams, M. & Robert, L. (1997). Psycology for Language Teachers. A social constructivist Approach. Cambridge: Cambridge University Press.
A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.