Seminário de Espanhol

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025530
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

 Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.

As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as

dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua espanhola, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;

– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Espanhol, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios podem ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Espanhol como Língua Estrangeira.

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:

Salaberri, Mª. S. (1999). Lingüística aplicada a la enseñanza de lenguas extranjeras. Almería: Universidad de Almería.

Krashen, S. (1981). Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon.

Griffin, K. (2005). Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/L, Madrid: Arco/libros.

Sánchez Pérez, A. (2004). Enseñanza y aprendizaje en la clase de idiomas.Madrid: Sgel.

Bello, P. (1990). Didáctica de las segundas lenguas. Madrid: Santillana.

Santos Gargallo, I. & Sánchez Lobato, J. (2004). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/Lengua extranjera (LE). Madrid: Sgel.

Williams, M. & Robert, L. (1997). Psycology for Language Teachers. A social constructivist Approach. Cambridge: Cambridge University Press.

A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.