Seminário de Espanhol

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025530
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

 Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.

As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as

dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua espanhola, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;

– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Espanhol, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios podem ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Espanhol como Língua Estrangeira.

Docente(s) responsável(eis)

Elena Gamazo Carretero

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:

Salaberri, Mª. S. (1999). Lingüística aplicada a la enseñanza de lenguas extranjeras. Almería: Universidad de Almería.

Krashen, S. (1981). Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon.

Griffin, K. (2005). Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/L, Madrid: Arco/libros.

Sánchez Pérez, A. (2004). Enseñanza y aprendizaje en la clase de idiomas.Madrid: Sgel.

Bello, P. (1990). Didáctica de las segundas lenguas. Madrid: Santillana.

Santos Gargallo, I. & Sánchez Lobato, J. (2004). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/Lengua extranjera (LE). Madrid: Sgel.

Williams, M. & Robert, L. (1997). Psycology for Language Teachers. A social constructivist Approach. Cambridge: Cambridge University Press.

A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.