Seminário de Alemão

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025524
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos discentes e da docente.

As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as

– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua alemã, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;

– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Alemão, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios poderão ainda ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Alemão como Língua Estrangeira.

Docente(s) responsável(eis)

Judite Manuela Silva Nogueira Carecho

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:

Bausch, K., Christ, H., Krumm, H.-J. (Ed.) (2003). Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen; Basel: Francke.

Krumm, H.-J., Fandrych, C., Hufeisen, B., Riemer, C. (2010). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache: Ein internationales Handbuch. Berlin: de Gruyter.

Huneke, H.-W., Steinig, W. (2000). Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Berlin: Erich Schmidt Verlag.

Koeppel, R. (2010). Deutsch als Fremdsprache: Spracherwerblich reflektierte Unterrichtspraxis. Baltmannsweiler: Schneider-Verl. Hohengehren

Storch, G. (1999). Deutsch als Fremdsprache - Eine Didaktik. München: Fink.

 

A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.

More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.