Seminário de Alemão
2
2019-2020
02025524
Didáticas Específicas
Português
Alemão
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso
Métodos de Ensino
Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as
– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua alemã, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;
– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Alemão, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios poderão ainda ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Alemão como Língua Estrangeira.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Letras
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Bibliografia geral/General References:
Bausch, K., Christ, H., Krumm, H.-J. (Ed.) (2003). Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen; Basel: Francke.
Krumm, H.-J., Fandrych, C., Hufeisen, B., Riemer, C. (2010). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache: Ein internationales Handbuch. Berlin: de Gruyter.
Huneke, H.-W., Steinig, W. (2000). Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Berlin: Erich Schmidt Verlag.
Koeppel, R. (2010). Deutsch als Fremdsprache: Spracherwerblich reflektierte Unterrichtspraxis. Baltmannsweiler: Schneider-Verl. Hohengehren
Storch, G. (1999). Deutsch als Fremdsprache - Eine Didaktik. München: Fink.
A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.
More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.