Francês: Língua e Cultura
1
2021-2022
02025513
Área de Docência
Português
Francês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Destinando-se esta disciplina a futuros professores de FLE, os estudantes deverão ter um bom domínio da Língua Francesa sendo, por isso, necessário uma Licenciatura com a variante Francês.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino serão interactivos, incluindo no entanto momentos de exposição. Gramática à la carte para colmatar eventuais lacunas de língua e exercícios de aplicação. Expressão e compreensão, escritas e orais, em interação. Tradução comparativa (les lusismes et les faux amis et les prépositions ). Exploração e debate de temas da atualidade. Estudo de contos de autores franceses e francófonos. Será dada ênfase à redacção e compreensão de textos. Com os tópicos enumerados, pretende-se que o estudante saiba desenvolver as competências exigidas pelo CECR pour les langues ( nível C1-2), alargar a sua capacidade oral e a sua aptidão para a escrita e a leitura de textos, e ainda consolidar conhecimentos culturais e civilizacionais .
Resultados de Aprendizagem
Destinando-se a futuros professores, esta cadeira pretende que, no final, o estudante seja capaz de se exprimir em francês com fluência e corretamente, seja capaz de fundamentar a sua argumentação sobre conteúdos civilizacionais contemporâneos e ser capaz de descrever os processos básicos do uso da língua.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta cadeira visa por um lado aprofundar as competências linguísticas do estudante e rever alguns pontos de gramática ( não dominados). Assim sendo, o programa construir-se-á à medida das lacunas encontradas. No entanto, serão estudados alguns pontos fundamentais como - l'accord du participe passé,- les pronoms relatifs,les modes et les temps dans les subordonnées. Tradução comparativa ( les lusismes et les faux amis et les prépositions ). Por outro lado, o estudante deverá exprimir-se com fluência e para tal serão estudados textos da atualidade e Nouvelles francófonas, pretexto para o desenvolvimento da competência oral e escrita do estudante, bem como de aspectos culturais relevantes.
Docente(s) responsável(eis)
João da Costa Domingues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Cotentin Rey, G. (1991). Les grandes étapes de la civilisation française, Paris, éd. Bordas.
Defrance, Charlotte (2021). Ma Grammaire. Pour apprendre le Français, Paris, éd CLE International.
Dictionnaire Le Robert 1(2012) (conseillé).
Grevisse, M., Goosse, A. (2011). Le bon usage.Grammaire française, Paris, éditions duculot.
Mahéo-Le Coadic, Michèle,Reine Mimran & Poisson-Quinton, Sylvie (2008). Grammaire expliquée du français, niveau
intermédiaire, Paris, Clé International.
Noutchié Njikjé, Jackson (2003). Civilisation progressive de la Francophonie, Paris, Clé International.
Pécheur, Jacques (2010). Civilisation Progressive du Français (niveau avancé), Paris, éd. Clé International.
Site Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales: www.cnrtl.fr