Francês: Língua e Cultura
1
2018-2019
02025513
Área de Docência
Português
Francês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Francês.
Nível de conhecimentos de língua B1/2.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino serão interativos, incluindo no entanto momentos de exposição. Gramática à la carte para colmatar eventuais lacunas de língua e exercícios de aplicação. Expressão e compreensão escrita e oral, em interação quer entre alunos quer entre os alunos e a docente. Tradução comparativa ( les lusismes et les faux amis et les prépositions).
Exploração e debate de temas da atualidade sugeridos pelos estudantes. Estudo de contos de autores franceses e francófonos. Será dada ênfase à redação e compreensão de textos.
Resultados de Aprendizagem
Destinando-se a futuros professores, esta cadeira pretende que, no final, o estudante seja capaz de fundamentar a sua argumentação sobre conteúdos culturais contemporâneos, revelando consciência da diversidade do universo cultural francês e da problemática do contacto entre culturas. O aluno seve ainda ser capaz de descrever os processos básicos do uso da língua, conhecer pontos de contraste relevantes entre as línguas francesa e portuguesa e saber manter e atualizar autonomamente as suas competências no domínio da língua.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta cadeira visa aprofundar as competências linguísticas do/a estudante e rever alguns aspetos de gramática não dominados, sendo o programa adaptável consoante os conhecimentos prévios dos alunos. Em todo o caso, serão estudados alguns pontos fundamentais como l'accord du participe passé, les pronoms relatifs, les modes et les temps dans les subordonnées. Usar-se-á a tradução comparativa para abordar questões de interferência da língua materna (les lusismes), os falsos cognatos e as preposições. Será também abordada a utilização eficaz de ferramentas para aprendizagem autónoma da língua, como dicionários e gramáticas.
Serão estudados textos da atualidade e Nouvelles francófonas, pretexto para o desenvolvimento da competência oral e escrita do/a estudante, bem como de aspetos culturais diversos. Haverá o cuidado de contemplar temas relevantes para os currículos do Ensino Básico e Secundário, ilustrando a diversidade cultural no mundo francês e comparando com realidades portuguesas.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Cotentin, G. (1991). Les grandes étapes de la civilisation française. Paris: Bordas.
Dictionnaire Le Robert 1 (2012).
Mahéo-Le Coadic, M., Mimran, R., & Poisson-Quinton, S. (2008). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.
Noutchié Njikjé, J. (2003). Civilisation progressive de la Frncophonie. Paris: Clé International.
Pécheur, J. (2010). Civilisation Progressive du Français (niveau avancé). Paris: Clé International.
Site Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales: www.cnrtl.fr