Francês: Língua e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025513
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Francês.

Nível de conhecimentos de língua B1/2.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino serão interativos, incluindo no entanto momentos de exposição. Gramática à la carte para colmatar eventuais lacunas de língua e exercícios de aplicação. Expressão e compreensão escrita e oral, em interação quer entre alunos quer entre os alunos e a docente. Tradução comparativa ( les lusismes et les faux amis et les prépositions).

Exploração e debate de temas da atualidade  sugeridos pelos estudantes. Estudo de contos de autores franceses e francófonos. Será dada ênfase à redação e compreensão de textos.

Resultados de Aprendizagem

Destinando-se a futuros professores, esta cadeira pretende que, no final, o estudante seja capaz de fundamentar a sua argumentação sobre conteúdos culturais contemporâneos, revelando consciência da diversidade do universo cultural francês e da problemática do contacto entre culturas. O aluno seve ainda ser capaz de descrever os processos básicos do uso da língua, conhecer pontos de contraste relevantes entre as línguas francesa e portuguesa e saber manter e atualizar autonomamente as suas competências no domínio da língua.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta cadeira visa aprofundar as competências linguísticas do/a estudante e rever alguns aspetos de gramática não dominados, sendo o programa adaptável consoante os conhecimentos prévios dos alunos. Em todo o caso, serão estudados alguns pontos fundamentais como l'accord du participe passé, les pronoms relatifs, les modes et les temps dans les subordonnées. Usar-se-á a tradução comparativa para abordar questões de interferência da língua materna (les lusismes), os falsos cognatos e as preposições. Será também abordada a utilização eficaz de ferramentas para aprendizagem autónoma da língua, como dicionários e gramáticas.

Serão estudados textos da atualidade e Nouvelles francófonas, pretexto para o desenvolvimento da competência oral e escrita do/a estudante, bem como de aspetos culturais diversos. Haverá o cuidado de contemplar temas relevantes para os currículos do Ensino Básico e Secundário, ilustrando a diversidade cultural no mundo francês e comparando com realidades portuguesas.

Docente(s) responsável(eis)

João da Costa Domingues

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Cotentin, G. (1991). Les grandes étapes de la civilisation française. Paris: Bordas.

Dictionnaire Le Robert 1 (2012).

Mahéo-Le Coadic, M., Mimran, R., & Poisson-Quinton, S. (2008). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.

Noutchié Njikjé, J. (2003). Civilisation progressive de la Frncophonie. Paris: Clé International.

Pécheur, J. (2010). Civilisation Progressive du Français (niveau avancé). Paris: Clé International.

Site Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales: www.cnrtl.fr