Espanhol: Língua e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025494
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Espanhol.

Nível de conhecimentos de língua C1 (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Métodos de Ensino

A metodologia pressupõe uma participação ativa no desempenho de tarefas analíticas no decorrer das aulas, seguidas de feedback e discussão. As atividades desenvolvidas na aula serão de trabalho de pares e pequenos grupos, sendo os/as estudantes encorajados/as a formular o seu conhecimento do sistema línguistico e cultural do espanhol. Os/as estudantes terão de desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na sala de aula. Trata-se de um método de ensino centrado nos estudantes, estimulando o diálogo, a participação ativa nas aulas e o trabalho de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver as seguintes competências:

1. Aprofundar os conhecimentos da língua e da cultura espanhola numa perspetiva pedagógica;

2. Identificar e corrigir erros comuns no âmbito da aprendizagem e fornecer feedback pedagógico;

3. Aperfeiçoar o domínio oral e escrito que os/as alunos/as possuem da língua e da cultura espanholas;

4. Desenvolver as seguintes capacidades:

- Análise e reflexão sobre as questões gramaticais, lexicais, fonéticas e culturais da língua espanhola;

- Análise e reflexão sobre as questões relativas ao discurso oral e escrito em língua espanhola;

- Análise e reflexão sobre as questões relativas à estrutura e sintaxe da língua espanhola;

- Comunicação, argumentação e debate crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

A. Língua espanhola

1. Morfossintaxe do espanhol.
1.1 O sintagma nominal. Morfologia nominal, os complementos do nome. Formas e usos do adjetivo.
1.2 Tempos e modos do verbo: flexões e valores gerais.
1.3 União e integração de orações: valores que se expressam: adição, eleição, contraste e oposição, tempo, lugar e modo, causa, fim, consequência, condição, concessão. Instrumentos gramaticais de união e coesão. Articulação entre tempos e modos verbais.
1.4 Outras questões genéricas: ser/estar, pronomes, preposições, a comparação.

2. A construção do texto: conectores, relações fóricas e outros procedimentos de coerência e coesão.
3. Questões fonéticas.
4. Questões lexicais.
5. Apresentação das competências que integram a competência comunicativa, mediante um enfoque global e integrado.

B. Cultura espanhola

1. Cultura espanhola na literatura, arte e cinema.
2. Interferências culturais.
3. Interculturalidade.

Docente(s) responsável(eis)

Elena Gamazo Carretero

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 30.0%
Apresentação oral de trabalho e respetiva discussão em aula: 40.0%

Bibliografia

Alvar, M., ed. (2001). Introducción a la Lingüística española. Madrid: Ariel.

Celis, A, y Heredia, J.R. (coords.) (1998). Lengua y cultura en la enseñanza del español a extranjeros. Actas del VII Congreso de ASELE. Cuenca: Universidad de Castilla-La Mancha.

Gil Fernández, J. (2007). Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco/Libros.

Gutierrez Ordóñez, S. (1996). Introducción a la semántica funcional. Madrid: Síntesis.

Martí Sanchez, M. (2008). Los marcadores en español L/E: conectores discursivos y operadores pragmáticos. Madrid: Arco/Libros.

Matte Bon, F. (1992). Gramática comunicativa del español. Madrid: Difusión.

Pons Borderia, S. (2005). La enseñanza de la pragmática en la clase de E/LE. Madrid: Arco/Libros.

Real Academia Española (2009). Nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa.

VV.AA. (2003). La interculturalidad en la enseñanza de español como segunda lengua/lengua extranjera. Monográfico de la revista Carabela. Madrid: SGEL.