Didática do Francês

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025483
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Francês
Nível de conhecimentos de língua B1/2.

Métodos de Ensino

Serão usados métodos expositivos nas aulas iniciais de caráter mais teórico. Passar-se-á, depois, a aulas de teor mais prático com a realização de atividades teórico-práticas, por parte dos alunos, com análise e comentário de textos e materiais que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos pragmáticos, bem como apresentações orais de pequenos trabalhos individuais (exposés) e de um esquema de plano de aula que incida sobre uma ou várias áreas dos programas de FLE no ensino Básico e Secundário.

Resultados de Aprendizagem

Os/as estudantes devem:

– conhecer fatores determinantes da aprendizagem do Francês por alunos portugueses, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;
– descrever e reconhecer procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Francês para alunos/as portugueses/as, justificando a adequação desses procedimentos;
– adquirir competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos aspetos referidos na elaboração de um plano de aula que incida sobre uma ou várias áreas dos programas de FLE no ensino Básico e Sec. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise e produção de materiais didáticos, bem como sobre o uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos;
- conhecer princípios para a gestão adequada do uso da língua estrangeira, da interação, do tempo e do quadro na aula.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Conceitos básicos: educação, didática, pedagogia, ensino-aprendizagem
2- Aprendizagem do Francês como língua estrangeira: o papel da língua portuguesa na aquisição da língua francesa (transparência, consciência metalinguística); abordagem plurilingue e pluricultural.
3- Método de ensino do FLE (bref historique). QUECRL e programas de ensino do FLE.
4- Papel do professor na escola e na sala de aula; competências do professor de FLE.
5- Perfis de aprendizagem. Motivação dos alunos. Gestão da sala de aula (interação, tempo, quadro).
6- Manuais e outras fontes de material para as aulas: exemplos de exploração de textos escritos e orais; exploração de imagem e vídeo (video-clips, extratos de filmes, etc); utilização das TIC na sala de aula.
7- Trabalho de competências (produção escrita e oral; compreensão escrita e oral, interação) e ensino de gramática e vocabulário em FLE.
8- Análise de exemplos de planificação de aulas: definição de objetivos, fases da aula, fundamentação didática.

Docente(s) responsável(eis)

João da Costa Domingues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Andrade, A & Sá, M. (1992).Didáctica da Língua Estrangeira. Porto: Asa.
Marques, M. (1990). Didáctica do Francês. Lisboa: Universidade Aberta
Aa. Vv. (2009). L’approche actionnellle dans l’enseignement des langues. Paris, éd. Maison des langues
Aa. Vv. (2020). Enseigner ça s’apprend, s.l., éd. Retz, col. Mythes et réalités.
Azenha, M.(1997). Ensino-Aprendizagem das Línguas Estrangeiras. Porto: Asa
Zabalza, M.(1994). Planificação e Desenvolvimento curricular na escola. Porto: ASA
Guide, B. (2005). Enseigner le FLE. Pratiques de classe. Paris: Belin
Germain, C., & Séguin, H. (1998). Le point sur la grammaire. Paris: Clé International.
Germain, C., & Cornaire, C. (1999). Le point sur la lecture. Paris: Clé International.
Castellotti, V. (2001). La langue maternelle en classe de langue étrangère. Paris: Clé International
Germain, C., Claudette C., & Raymond, P. (1999). La production écrite. Paris: Clé International
Michel, J. (2013). Les 7 profils d’apprentissage. Paris : éditions Eyrolles