Didática do Francês

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025483
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Francês

Nível de conhecimentos de língua B1/2

Métodos de Ensino

Serão usados métodos expositivos nas aulas iniciais de caráter mais teórico. Passar-se-á, depois, a aulas de teor mais prático com a realização de atividades teórico-práticas, por parte dos alunos, com análise e comentário de textos e materiais que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos pragmáticos, bem como apresentações orais de pequenos trabalhos individuais (exposés) e de um esquema de plano de aula que incida sobre uma ou várias áreas dos programas de FLE no ensino Básico e Secundário.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as estudantes:

– conheçam os principais fatores determinantes da aprendizagem do Francês como língua estrangeira, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;

– descrevam e reconheçam procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Francês para alunos/as portugueses/as, justificando a adequação desses procedimentos

– adquiram competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos procedimentos referidos na elaboração de um plano de aula que incida sobre uma ou várias áreas dos programas de FLE no ensino Básico e Secundário. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise e produção de materiais didáticos, bem como sobre aspetos do uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Educação, linguagem, pedagogia, aprendizagem do Francês como língua estrangeira

2. Métodos de ensino do FLE (bref historique)

3. O papel do professor na escola e na sala de aula; as competências do professor de FLE

4. Manuais e outras fontes de material para as aulas

5. Análise de exemplos de fundamentações, diferentes fases da aula, planificação de aulas, definição de objetivos.

Docente(s) responsável(eis)

João da Costa Domingues

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Andrade, A & Sá, M. (1992). Didáctica da Língua Estrangeira. Col. Horizontes da Didáctica. Porto: Edições Asa.

Marques, M. (1990). Didáctica do Francês. Lisboa: Universidade Aberta.

Azenha, M. (1997). Ensino-Aprendizagem das Línguas Estrangeiras. Col. Cadernos Pedagógicos. Porto: Edições Asa.

Zabalza, M. (1994). Planificação e Desenvolvimento curricular na escola. Porto: Edições ASA.

Guide, B. (2005). Enseigner le FLE. Pratiques de classe. Paris: Belin.

Germain, C., & Séguin, H. (1998). Le point sur la grammaire. Coll. Didactique des Langues. Paris: Clé International.

Germain, C., & Cornaire, C. (1999). Le point sur la lecture, coll. Didactique des Langues. Paris: Clé International.

Castellotti, V. (2001). La langue maternelle en classe de langue étrangère. Coll. Didactique des Langues. Paris: Clé International.

Germain, C., Claudette C., & Raymond, P. (1999). La production écrite. Coll. Didactique des Langues. Paris: Clé International.