Didática do Espanhol

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025472
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Espanhol
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Espanhol
Nível C1 de Espanhol.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição por parte da professora;
- Observação de exemplos práticos de materiais;
- Observação de aulas;
- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as;
- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as;
- Elaboração e execução de planos de aula.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as estudantes:
– conheçam os principais fatores determinantes da aprendizagem do Espanhol por alunos portugueses, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;

– descrevam e reconheçam procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Espanhol para alunos/as portugueses/as, justificando a adequação desses procedimentos ao processo de aprendizagem e princípios didáticos;
– adquiram competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos procedimentos referidos. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise e produção de materiais didáticos, bem como sobre o uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos;
- conheçam os princípios para uma gestão adequada do tempo, do espaço e dos conteúdos linguísticos em sala de aula.

Estágio(s)

Não

Programa

- Aprendizagem do Espanhol: conceitos básicos (linguística aplicada e didática; língua estrangeira e segunda vs. língua materna; aquisição vs. aprendizagem)
- Metodologia e ensino de Espanhol (abordagem intercultural e plurilingue, comunicativa e baseada em tarefas. O QUECRL e os programas de ensino)
- Problemas de aprendizagem: aspetos problemáticos para o aluno português, como por exemplo: “el/lo”; passados; gerúndio; falsos cognatos; indicativo/conjuntivo)
- Materiais didáticos no ensino do Espanhol: pesquisa, análise, produção
- O professor e o aluno na aula de Espanhol
- O espaço físico na aula de Espanhol
- Ensino dos conteúdos (gramaticais, lexicais, culturais/interculturais, fonéticos, grafemáticos) e das competências (compreensão/expressão escrita/oral) nas aulas de Espanhol;
- Planificação: programação e unidades didáticas; as TICs e a planificação;
- Exploração e análise de materiais didáticos: o uso das TICs na exploração de materiais;
- A correção nas aulas de Espanhol.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Aznar Juan

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Aznar Juan, Mª.L. & Gamazo Carretero, E. (Coord.) (2016). Enseñar español en la actualidad. Contribuciones didácticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Foncubierta, J. M. & Rodríguez, J. M. (2016). El abc del aprendizaje del español imaginación y pensamiento narrativo. Revista de didáctica ELE marcoELE, 23
Guervós,J. & Fernández, J. (2017). Fundamentos para la enseñanza del español como 2/l. Madrid: Arco/Libros-La Muralla
Isusi Alabarte, Alberto & Lahuerta Martínez, Cristina (2018). La comprensión lectora de lengua extranjera. Frankfurt: Peter Lang
Melero Abadía, P. (2000). Métodos y enfoques en la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Edelsa
Nunan, D. (2002). El diseño de tareas para la clase comunicativa. Cambridge: CUP.
Regueiro Rodríguez, Mª L. (2014). La programación didáctica ELE. Pautas para el diseño de la programación de un curso ELE, Madrid: Arco Libros
Sánchez Pérez, A. (1997). Los métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: SGEL.