Didática do Espanhol

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025472
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Espanhol.

Nível C1 de Espanhol.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino poderão abranger:

- Exposição por parte da professora;

- Observação de exemplos práticos de materiais;

- Observação de aulas;

- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as;

- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as;

- Elaboração e execução de planos de aula.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as estudantes:

– conheçam os principais fatores determinantes da aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;

– descrevam e reconheçam procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Espanhol para alunos/as portugueses/as, justificando a adequação desses procedimentos ao processo de aprendizagem e princípios didáticos;

– adquiram competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos procedimentos referidos. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise e produção de materiais didáticos, bem como sobre aspetos do uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos;

- conheçam princípios para a gestão do uso da língua estrangeira na aula e para a reação a erros linguísticos dos alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão abordados os seguintes tópicos:

- Aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira: conceitos básicos;

- Metodologia e ensino de Espanhol como língua estrangeira (com materiais e documentação atual: QUECRL e programas de ensino);

- Problemas de aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira;

- Materiais didáticos para o ensino do Espanhol: pesquisa, análise e produção;

- O professor na aula de Espanhol como língua estrangeira;

- O aluno na aula de Espanhol como língua estrangeira;

- O espaço físico na aula de Espanhol como língua estrangeira;

- O ensino dos conteúdos (gramaticais, lexicais, culturais, fonéticos e grafemáticos) e das competências (compreensão e expressão escrita e oral) nas aulas de Espanhol como língua estrangeira;

- Planificação: programação e unidades didáticas;

- Exploração e análise de materiais didáticos;

- A correção nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Aznar Juan

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Assiduidade, participação ativa nas aulas e realização de trabalhos de casa: 10.0%
Projeto - Apresentações orais e trabalhos escritos com defesa oral: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Benítez Pérez, P. (1994). ¿Qué vocabulario hay que enseñar en las clases de español como lengua extranjera? Didáctica del español como lengua extranjera. Madrid: Actilibro, 9-12.

Benítez Pérez, P. (1999). Metodologías y materiales para la enseñanza del español como LE. Actas del VII Seminario. La enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasilia: Consejería de Educación y Ciencia de la Embajada de España en Brasil, 30-43.

Larsen-Freeman, D. & Long, M. (1994). Introducción al estudio de la adquisición de segundas lenguas. Madrid: Gredos.

Melero Abadía, P. (2000). Métodos y enfoques en la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Edelsa.

Nunan, D. (2002). El diseño de tareas para la clase comunicativa. Cambridge: CUP.

Richards, J. & Lockhart, C. (1998). Estrategias de reflexión sobre la enseñanza de idiomas. Cambridge: CUP.

Sánchez Pérez, A. (1997). Los métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: SGEL.