Didática do Espanhol
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2019-2020
02025472
Didáticas Específicas
Português
Espanhol
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Espanhol.
Nível C1 de Espanhol.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição por parte da professora;
- Observação de exemplos práticos de materiais;
- Observação de aulas;
- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as;
- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as;
- Elaboração e execução de planos de aula.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as estudantes:
– conheçam os principais fatores determinantes da aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;
– descrevam e reconheçam procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Espanhol para alunos/as portugueses/as, justificando a adequação desses procedimentos ao processo de aprendizagem e princípios didáticos;
– adquiram competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos procedimentos referidos. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise e produção de materiais didáticos, bem como sobre aspetos do uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos;
- conheçam princípios para a gestão do uso da língua estrangeira na aula e para a reação a erros linguísticos dos alunos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Serão abordados os seguintes tópicos:
- Aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira: conceitos básicos;
- Metodologia e ensino de Espanhol como língua estrangeira (com materiais e documentação atual: QUECRL e programas de ensino);
- Problemas de aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira;
- Materiais didáticos para o ensino do Espanhol: pesquisa, análise e produção;
- O professor na aula de Espanhol como língua estrangeira;
- O aluno na aula de Espanhol como língua estrangeira;
- O espaço físico na aula de Espanhol como língua estrangeira;
- O ensino dos conteúdos (gramaticais, lexicais, culturais, fonéticos e grafemáticos) e das competências (compreensão e expressão escrita e oral) nas aulas de Espanhol como língua estrangeira;
- Planificação: programação e unidades didáticas;
- Exploração e análise de materiais didáticos;
- A correção nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Luísa Aznar Juan
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade, participação ativa nas aulas e realização de trabalhos de casa: 10.0%
Projeto - Apresentações orais e trabalhos escritos com defesa oral: 30.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Benítez Pérez, P. (1994). ¿Qué vocabulario hay que enseñar en las clases de español como lengua extranjera? Didáctica del español como lengua extranjera. Madrid: Actilibro, 9-12.
Benítez Pérez, P. (1999). Metodologías y materiales para la enseñanza del español como LE. Actas del VII Seminario. La enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasilia: Consejería de Educación y Ciencia de la Embajada de España en Brasil, 30-43.
Larsen-Freeman, D. & Long, M. (1994). Introducción al estudio de la adquisición de segundas lenguas. Madrid: Gredos.
Melero Abadía, P. (2000). Métodos y enfoques en la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Edelsa.
Nunan, D. (2002). El diseño de tareas para la clase comunicativa. Cambridge: CUP.
Richards, J. & Lockhart, C. (1998). Estrategias de reflexión sobre la enseñanza de idiomas. Cambridge: CUP.
Sánchez Pérez, A. (1997). Los métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: SGEL.