Didática do Alemão

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025461
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Alemão
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Alemão.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição teórica por parte do professor
- Observação e comentário de exemplos de textos e outros materiais
- Observação de (excertos de) aulas (gravadas)
- Pesquisa e apresentação por parte dos alunos
- Resolução de tarefas por parte dos alunos
- Elaboração (e, se oportuno e praticável, execução) de planos (parciais) de aula.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes:

- Conheçam os principais fatores determinantes da aprendizagem do Alemão como língua estrangeira, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;
- Descrevam e reconheçam procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Alemão para alunos portugueses, justificando a adequação desses procedimentos com base no processo de aprendizagem e princípios didáticos.
- Adquiram competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos procedimentos referidos. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise, e produção de materiais didáticos, bem como sobre o uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos.
- Conheçam princípios para a gestão do uso da língua estrangeira na aula e para a reação a erros linguísticos dos alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

Tópicos a abordar:
- Aprendizagem do Alemão como língua estrangeira (papel do meio e do sujeito na aprendizagem; a competência linguística do aprendente)
- Métodos de ensino de Alemão como língua estrangeira (com ênfase nas abordagens comunicativa, intercultural e DaFnE, ilustrados com exemplos de materiais e documentos orientadores atuais)
- O processo de compreensão de textos escritos e orais e o trabalho com esses textos e com vídeo na aula de Alemão
- Expressão oral e escrita, exercícios/tarefas e correção de erros
- A pronúncia do Alemão e a influência da língua materna na aprendizagem, o treino da pronúncia nas aulas
- A aquisição de vocabulário e implicações didáticas para a sua apresentação e treino
- Conhecimento linguístico explícito e implícito e procedimentos/materiais para o ensino da gramática na aula de Alemão
- Planificação de aulas: definição de objetivos, fases da aula
- Materiais didáticos para o ensino do Alemão: pesquisa, análise e produção, utilização das TIC.

Docente(s) responsável(eis)

Judite Manuela Silva Nogueira Carecho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral: 20.0%
Projecto: 35.0%
Mini Testes: 45.0%

Bibliografia

Ballweg, S. et al. (2013). Wie lernt man die Fremdsprache Deutsch? Stuttgart: Klett.
Bimmel, P. et al. (2011). Deutschunterricht planen. Berlin: Langenscheidt.
Boeckmann, K. (2010). Grundlagen des Erst- und Fremdsprachenerwerbs: Ergänzungsheft. Berlin: Langenscheidt.
Brinitzer et al. (2013). DaF unterrichten. Stuttgart:Klett.
Carecho, J. & Huneke, H.-W. (Ed.) (1996). Aprender e/a ensinar Alemão. Coimbra: FLUC.
Conselho da Europa (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas. Porto: Asa.

Aprendizagens essenciais (Ensino Básico/Secundário, Alemão) (2018). http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Funk, H. et al. (2017). Aufgaben, Übungen, Interaktion. Stuttgart: Klett.
Huneke, H-W. & Steinig, W. (2010). Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Erich Schmidt Verlag.
Lapa, C., Mota, L. & Vilela, M. (2001). Programa de Alemão. (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/alemao_iniciacao_10_11_12_anos.pdf).
Neuner et al. (2009). Deutsch als zweite Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt.
Butzkamm (2007). Unterrichtssprache Deutsch. Ismaning: Hueb