Didática do Alemão
1
2019-2020
02025461
Didáticas Específicas
Português
Alemão
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Alemão
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição teórica por parte do professor
- Observação e comentário de exemplos de textos e outros materiais
- Observação de (excertos de) aulas (gravadas)
- Pesquisa e apresentação por parte dos alunos
- Resolução de tarefas por parte dos alunos
- Elaboração (e, se oportuno e praticável, execução) de planos (parciais) de aula
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes:
- conheçam os principais fatores determinantes da aprendizagem do Alemão como língua estrangeira, bem como algumas tendências da evolução e características atuais de métodos de ensino desta língua, refletidos em materiais e documentos oficiais;
- descrevam e reconheçam procedimentos para o ensino da compreensão e expressão escrita e oral, vocabulário, gramática e pronúncia em aulas de Alemão para alunos portugueses, justificando a adequação desses procedimentos com base no processo de aprendizagem e princípios didáticos.
- adquiram competências básicas de planificação de aulas, aplicando alguns dos procedimentos referidos. Neste contexto, deverão adquirir noções sobre pesquisa, análise, e produção de materiais didáticos, bem como sobre aspetos do uso de diferentes recursos didáticos e tecnológicos.
- conheçam princípios para a gestão do uso da língua estrangeira na aula e para a reação a erros linguísticos dos alunos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Serão abordados os seguintes tópicos:
- aprendizagem do Alemão como língua estrangeira
- métodos de ensino de Alemão como língua estrangeira (ilustrados com exemplos de materiais e com ênfase em métodos e documentos orientadores atuais)
- o processo de compreensão de textos orais e escritos e o trabalho com textos e material audiovisual na aula de Alemão
- expressão oral e escrita, exercícios/tarefas e correção de erros
- a pronúncia do Alemão e a influência da língua materna na aprendizagem, o treino de pronúncia nas aulas
- a aquisição de vocabulário e implicações didáticas para a apresentação e treino de vocabulário
- conhecimento linguístico explícito e implícito e procedimentos/materiais para o ensino da gramática na aula de Alemão
- planificação de aulas: definição de objetivos, fases da aula
- materiais didáticos para o ensino do Alemão: pesquisa, análise e produção
Docente(s) responsável(eis)
Rute Isabel Fernandes Soares
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Apresentação oral: 20.0%
Projecto: 35.0%
Mini Testes: 45.0%
Bibliografia
Bimmel, P. et al. (2011).Deutschunterricht planen. Berlin: Langenscheidt.
Boeckmann, K. (2010).Grundlagen des Erst- und Fremdsprachenerwerbs: Ergänzungsheft. Berlin: Langenscheidt.
Brinitzer et al. (2013).DaF unterrichten. Stuttgart:Klett.
Carecho, J. & Huneke, H.-W.(Ed.)(1996). Aprender e/a ensinar Alemão. Coimbra: FLUC.
Conselho da Europa (2001).Quadro europeu comum de referência para as línguas. Porto: Edições Asa.
Dahlhaus, B. (1994).Fertigkeit Hören.Berlin: Langenscheidt.
Huneke, H-W. & Steinig, W.(2010). Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Erich Schmidt Verlag.
Lapa, C., Mota, L., Vilela, M.(2001). Programa de Alemão. (http://www.dgidc.min-edu.pt/data/ensinosecundario/Programas/alemao_cont_10_11_12.pdf).
Neuner et al. (2009). Deutsch als zweite Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt.
Schatz, H. (2006). Fertigkeit Sprechen. Berlin: Langenscheidt.
Storch, G. (1999). Deutsch als Fremdsprache. Eine Didaktik. München: Fink.
Butzkamm (2007). Unterrichtssprache Deutsch. Ismaning: Hueber.