Alemão: Língua e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025450
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 60 ECTS na área de Alemão
Nível de conhecimentos de língua B1/2.

Métodos de Ensino

Métodos de ensino centrados nos estudantes, estimulando o diálogo, a participação ativa nas aulas e o trabalho de grupo.
Uso de materiais provenientes de vários manuais escolares, mas também de material autêntico diversificado, extraído de contextos reais.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende conduzir à aquisição de competências linguísticas e metalinguísticas na língua alemã correspondentes ao nível B2.1, havendo a possibilidade de serem contemplados conteúdos de nível superior, se tal for mais adequado aos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes. A competência em língua alemã pressupõe, naturalmente, um conhecimento adequado da realidade sociocultural dos países de língua alemã, pelo que o domínio desses conhecimentos e a sensibilização para as questões do contacto entre culturas são outros importantes objetivos. Tratando-se de um curso de formação de professores, será dado especial relevo às competências e aos conteúdos mais necessários em contexto de sala de aula, bem como ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

– Treino de competências de compreensão e produção linguística, incidindo em especial sobre a expressão oral e escrita com vista à preparação para a prática docente e sobre a correção de erros linguísticos
– Estruturas gramaticais correspondentes ao nível B2.1 e consolidação de outros aspetos em que os estudantes revelem dificuldades ou necessidades específicas, dando atenção ao domínio da língua mas também à consciência sobre o seu funcionamento que é necessária à atividade letiva
– Utilização de ferramentas de aprendizagem autónoma como dicionários de vários tipos, gramáticas e outros meios de contacto futuro com a língua
– Contacto com a realidade sociocultural dos países de língua alemã, focando temas previstos nos programas do Ensino Básico e Secundário, por ex. trabalho, escola, lazer, quotidiano, juventude, relações interpessoais, atualidade nos países de língua alemã; a diversidade do universo de língua alemã e a comparação com realidades portuguesas.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Elisabeth Ascher

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Apresentações orais e interação na aula: 50.0%

Bibliografia

Bausch, K., Christ, H., & Krumm, H. (Ed.) (2003). Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen, Basel: Francke
Brinitzer, M. et al. (2016). DaF unterrichten: Basiswissen Didaktik Deutsch als Fremdsprache. Stuttgart: Klett
Carecho J. & Huneke, H. (1996). Aprender e/a ensinar alemão. Coimbra: FLUC
Funk, H. et al. (2017). Aufgaben, Übungen, Interaktion. Stuttgart: Klett
Grotjahn, R. & Kleppin, K. (2017): Prüfen, Testen, Evaluieren. Stuttgart: Klett
Hall, K. & Schreiner, B. (2000). Übungsgrammatik DaF für Fortgeschrittene. München: Hueber
Hentschel, E. & Weidt, H. (2013). Handbuch der deutschen Grammatik. Berlin: de Gryter
Huneke, H. & Steinig, W. (2010). Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Erich Schmidt Verlag.
Jin, F. (2017). Grammatik aktiv. B2-C1. Berlin: Cornelsen
Kamien, U. & Kind, A. (2006). Aus Fehlern wird man klug. Porto: Porta Editora
Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache
Letgutke, M. & Schart, M. (2012). Lehrkompetenz und Unterrichtgestaltung. Stuttgart: Klett.