Seminário de Inglês II
2
2022-2023
02025445
Didáticas Específicas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.
Métodos de Ensino
Os/As estudantes farão apresentações orais sobre a investigação didático-pedagógica em curso, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou realização de pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.
Resultados de Aprendizagem
O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática da investigação didático-pedagógica e a reflexão sobre a prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as estudantes
– apliquem os métodos e instrumentos de trabalho abordados no 1º semestre à pesquisa de fontes para elaboração da parte temática do seu relatório;
– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema didático-pedagógico escolhido, privilegiando fontes de língua inglesa, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;
– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados nas disciplinas de Didática do Inglês e de Didática do Inglês e Prática Docente, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da investigação em curso sobre os temas didático-pedagógicos escolhidos e sua relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios poderão ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes para o ensino do Inglês como Língua Estrangeira.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Bibliografia geral/General References:
Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.
Mackay, C. (2019). Learning to Plan Modern Languages Lessons. Understanding the Basic Ingredients. London: Routledge.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan Education.
Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan Education.
Wajnryb, R. (1993). Classroom Observation Tasks. A Resource Book for LanguageTeachers and Trainers. Cambridge: CUP
Wallace, Michael (1998). Action Research for Language Teachers. Cambridge: CUP.
Wallace, M.; Tzong-Ho, Bau; Denis, Fred Simon (1991). Training Foreign Language Teachers: A Reflective Approach. Cambridge: CUP.
A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.
More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.