Seminário de Inglês II

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025445
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.

As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as

– apliquem os métodos e instrumentos de trabalho abordados no 1º semestre à pesquisa de fontes para elaboração da parte temática do seu relatório;

– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática, privilegiando fontes de língua inglesa, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;

– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados nas diciplinas de Didática do Inglês e de Didática e Prática Docente do Inglês, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios poderão ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes para o ensino do Inglês como Língua Estrangeira.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa de Castro Mourinho Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:

Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.

Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan Education.

Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan Education.

Thornbury, S. (2001). Uncovering Grammar. Oxford: Macmillan Education.

Thornbury, S. & Watkins, P. (2007). The CELTA Course. Trainee Book. Cambridge: CUP.

Wallace, M. (1998). Action Research for Language Teachers. Cambridge: CUP.

 

A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.

More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.