Seminário de Inglês I

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025439
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são essencialmente interativos, com base em apresentações orais, trabalhos de grupo e discussão da bibliografia, a leitura e apresentação de textos críticos referentes a temas científico-didácticos, seguidos de debate, discussão de temas e problemas concretos derivados diretamente da prática pedagógica supervisionada, realização de tarefas de pesquisa ou de escrita semanais.

Resultados de Aprendizagem

Neste seminário os/as estudantes deverão:
1. Aprofundar conhecimentos metodológicos, empíricos e deontológicos na área da docência e didáctica específica do Inglês;
2. Adquirir métodos e instrumentos de trabalho e investigação indispensáveis à prática pedagógica e à produção do Relatório de Estágio;
3. Desenvolver capacidades de
– mobilização de informação relevante na análise de questões de âmbito pedagógico e didático;
– análise e enquadramento de questões novas, tendo por base instrumentos conceptuais da área de especialidade;
– aplicação crítica de métodos e teorias estudados;
– aplicação de competências de investigação e de procedimentos metodológicos relevantes, dominando métodos e técnicas de documentação;
– comunicação, argumentação e debate crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A prática pedagógica supervisionada em contexto escolar.
2. Definição do projeto de investigação sobre tema didático-pedagógico em articulação com orientador cooperante.
3. Métodos e instrumentos de recolha de informação e identificação de problemas e ações apropriadas para a sua abordagem.
4. Orientações para a estruturação e elaboração do Relatório de Estágio: partes constituintes, organização da informação, técnicas de documentação, normas de citação e referência.
5. Apresentação e discussão de tópicos relacionados com os temas didático-pedagógicos de cada estudante, incluindo hipóteses preliminares e definição de ações a desenvolver, tanto no âmbito investigativo como no da prática pedagógica.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Alexandra Ribeiro Luís

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação ativa nas discussões e debates realizados nos seminários: 20.0%
Síntese crítica e apresentação oral e escrita de fontes consultadas sobre o tema monográfico: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:
Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.
Mackay, C. (2019). Learning to Plan Modern Languages Lessons. Understanding the Basic Ingredients. London: Routledge.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan Education.
Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan Education.
Wajnryb, R. (1993). Classroom Observation Tasks. A Resource Book for LanguageTeachers and Trainers. Cambridge: CUP
Wallace, Michael (1998). Action Research for Language Teachers. Cambridge: CUP.
Wallace, M.; Tzong-Ho, Bau; Denis, Fred Simon (1991). Training Foreign Language Teachers: A Reflective Approach. Cambridge: CUP.
A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.
More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.