Seminário de Inglês I

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025439
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são essencialmente interativos, com base em apresentações orais, trabalhos de grupo e discussão da bibliografia, a leitura e apresentação de textos críticos referentes a temas científico-didácticos, seguidos de debate, discussão de temas e problemas concretos derivados diretamente da prática pedagógica supervisionada, realização de tarefas de pesquisa ou de escrita semanais.

Resultados de Aprendizagem

Neste seminário os/as estudantes deverão:

1. Aprofundar conhecimentos metodológicos, empíricos e deontológicos na área da docência e didáctica específica do Inglês;

2. Adquirir métodos e instrumentos de trabalho indispensáveis à produção do Relatório de Estágio;

3. Desenvolver capacidades de

– mobilização de informação relevante na análise de questões de âmbito pedagógico e didático;

– análise e enquadramento de questões novas, tendo por base instrumentos conceptuais da área de especialidade;

– aplicação crítica de métodos e teorias estudados;

– aplicação de competências de investigação e de procedimentos metodológicos relevantes, dominando métodos e técnicas de documentação;

– comunicação, argumentação e debate crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A prática pedagógica supervisionada em contexto escolar.

2. Normas para a elaboração de um trabalho académico.

3. Como estruturar um Relatório de Estágio: partes constituintes e métodos para a recolha de informação.

4. Discussão de tópicos relacionados com os temas científico-didácticos escolhidos pelos/as estudantes para o seu relatório final.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação ativa nas discussões e debates realizados nos seminários: 20.0%
Síntese crítica e apresentação oral e escrita de fontes consultadas sobre o tema monográfico: 30.0%
Trabalho de Síntese - Elaboração da 1ª parte do relatório: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:

Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.

Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan Education.

Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan Education.

Thornbury, S. (2001). Uncovering Grammar. Oxford: Macmillan Education.

Thornbury, Scott, & Watkins, P. (2007). The CELTA Course. Trainee Book. Cambridge: CUP.

Wallace, Michael (1998). Action Research for Language Teachers. Cambridge: CUP.

 

A bibliografia específica para as apresentações e trabalhos dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.

More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.