Inglês: Língua e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025428
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um mínimo de 80 ECTS na área de Inglês.
Nível C1 de Inglês (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Métodos de Ensino

A metodologia é essencialmente 'task-based', o que pressupõe uma participação ativa no desempenho de várias tarefas analíticas no decorrer das aulas, seguidas de comentário e discussão. As atividades desenvolvidas na aula serão principalmente em trabalho de pares e pequenos grupos, sendo os/as estudantes encorajados/as a formular de modo indutivo o seu conhecimento de temas gramaticais e culturais da língua inglesa. Os/as estudantes terão ainda de desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Incidindo sobre o ensino da língua inglesa e das culturas anglófonas, esta unidade curricular visa fomentar a consciência linguística e cultural dos/as estudantes mediante o tratamento de temas considerados essenciais para futuros/as docentes de Inglês. Assim, as/os estudantes deverão
1. Ser capazes de analisar a língua inglesa numa perspetiva pedagógica;
2. Aprofundar conhecimentos da estrutura, funcionamento e uso da língua;
3. Ser capazes de identificar erros comuns na aprendizagem do inglês e fornecer feedback pedagógico;
4. Usar gramáticas e dicionários unilingues de modo eficaz;
5. Aprofundar teoricamente o conceito de cultura e a sua relação com o ensino da língua;
6. Ser capazes de problematizar temas culturais e analisar criticamente o seu tratamento em diferentes manuais;
7. Ser capazes de contextualizar os temas culturais e tratá-los de modo adequado a diferentes níveis de ensino da língua;
8. Usar diferentes metodologias e critérios para a recolha de materiais originais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ensino das áreas críticas da língua inglesa:
a. O ensino da gramática: abordagens e metodologia;
b. Áreas críticas da gramática da língua inglesa;
c. Identificação de erros e feedback pedagógico;
d. Uso de recursos pedagógicos: gramáticas, dicionários e corpora.
2. Temas da cultura anglófonas:
a. Aprofundamento do conceito de cultura e a sua aplicação ao ensino;
b. Problematização de temas e abordagens presentes nos manuais;
e. Metodologias e critérios para a recolha de materiais originais;
d. Contextualização e tratamento dos materiais.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Alexandra Ribeiro Luís

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral de trabalho e respetiva discussão em aula: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

1.
Cowan, R. (2008). The Teacher's Grammar of English with Answers. Cambridge:CUP
Craig T., Thornbury, S. (2020). Off the Page. Activities to Bring Lessons Alive and Enhance Learning. Cambridge:CUP
Harmer, J. (2010). How to Teach English. Harlow: Pearson Longman
Scrivener, J. (2010). Teaching English Grammar. London: Macmillan Education
Thornbury, S. (2000). How to Teach Grammar. Harlow: Pearson Education
Thornbury, S. (2001). Uncovering Grammar. Oxford: Macmillan Education
Timmis, Ivor (2015). Corpus Linguistics for ELT: Research and Practice. London: Routledge.

2.
Burgett, B., Hendler, G. (Eds.) (2014). Keywords for American Studies. New York: NYUP
Byram, M. & Grundy, P. (2002). Context and Culture in Language Teaching and Learning. Sydney: Multilingual Matters Publishing
Giles, J., & Middleton, T. (2004). Studying Culture. A Practical Introduction. Malden: Blackwell.
Hall, S. (Ed.) (2010). Representation. Cultural representations and signifying practices. London: Sage
Rudnick, L. P., Smith, J.E., & Rubin, R.L. (Eds.) (2006). American Identities. An Introductory Textbook. Malden: Blackwell.