Inglês: Língua e Cultura
1
2024-2025
02025428
Área de Docência
Inglês
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um mínimo de 80 ECTS na área de Inglês.
Nível C1 de Inglês (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
Métodos de Ensino
A metodologia é essencialmente 'task-based', o que pressupõe uma participação ativa no desempenho de várias tarefas analíticas no decorrer das aulas, seguidas de comentário e discussão. As atividades desenvolvidas na aula serão principalmente em trabalho de pares e pequenos grupos, sendo os/as estudantes encorajados/as a formular de modo indutivo o seu conhecimento de temas gramaticais e culturais da língua inglesa. Os/as estudantes terão ainda de desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Incidindo sobre o ensino da língua inglesa e das culturas anglófonas, esta unidade curricular visa fomentar a consciência linguística e cultural dos/as estudantes mediante o tratamento de temas considerados essenciais para futuros/as docentes de Inglês. Assim, as/os estudantes deverão
1. Ser capazes de analisar a língua inglesa numa perspetiva pedagógica;
2. Aprofundar conhecimentos da estrutura, funcionamento e uso da língua;
3. Ser capazes de identificar erros comuns na aprendizagem do inglês e fornecer feedback pedagógico;
4. Usar gramáticas e dicionários unilingues de modo eficaz;
5. Aprofundar teoricamente o conceito de cultura e a sua relação com o ensino da língua;
6. Ser capazes de problematizar temas culturais e analisar criticamente o seu tratamento em diferentes manuais;
7. Ser capazes de contextualizar os temas culturais e tratá-los de modo adequado a diferentes níveis de ensino da língua;
8. Usar diferentes metodologias e critérios para a recolha de materiais originais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ensino das áreas críticas da língua inglesa:
a. O ensino da gramática: abordagens e metodologia;
b. Áreas críticas da gramática da língua inglesa;
c. Identificação de erros e feedback pedagógico;
d. Uso de recursos pedagógicos: gramáticas, dicionários e corpora.
2. Temas da cultura anglófonas:
a. Aprofundamento do conceito de cultura e a sua aplicação ao ensino;
b. Problematização de temas e abordagens presentes nos manuais;
e. Metodologias e critérios para a recolha de materiais originais;
d. Contextualização e tratamento dos materiais.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Alberto Almeida Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral de trabalho e respetiva discussão em aula: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
1.
Cowan, R. (2008). The Teacher's Grammar of English with Answers. Cambridge:CUP
Craig T., Thornbury, S. (2020). Off the Page. Activities to Bring Lessons Alive and Enhance Learning. Cambridge:CUP
Harmer, J. (2010). How to Teach English. Harlow: Pearson Longman
Scrivener, J. (2010). Teaching English Grammar. London: Macmillan Education
Thornbury, S. (2000). How to Teach Grammar. Harlow: Pearson Education
Thornbury, S. (2001). Uncovering Grammar. Oxford: Macmillan Education
Timmis, Ivor (2015). Corpus Linguistics for ELT: Research and Practice. London: Routledge.
2.
Burgett, B., Hendler, G. (Eds.) (2014). Keywords for American Studies. New York: NYUP
Byram, M. & Grundy, P. (2002). Context and Culture in Language Teaching and Learning. Sydney: Multilingual Matters Publishing
Giles, J., & Middleton, T. (2004). Studying Culture. A Practical Introduction. Malden: Blackwell.
Hall, S. (Ed.) (2010). Representation. Cultural representations and signifying practices. London: Sage
Rudnick, L. P., Smith, J.E., & Rubin, R.L. (Eds.) (2006). American Identities. An Introductory Textbook. Malden: Blackwell.