Inglês: Língua e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025428
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um mínimo de 80 ECTS na área de Inglês.

Nível C1 de Inglês (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Métodos de Ensino

A metodologia é essencialmente 'task-based', o que pressupõe uma participação ativa no desempenho de várias tarefas analíticas no decorrer das aulas, seguidas de comentário e discussão. As atividades desenvolvidas na aula serão principalmente em trabalho de pares e pequenos grupos, sendo os/as estudantes encorajados/as a formular de modo indutivo o seu conhecimento de temas gramaticais e culturais da língua inglesa. Os/as estudantes terão ainda de desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Incidindo sobre o ensino da língua inglesa e das culturas anglófonas, esta unidade curricular visa fomentar a consciência linguística e cultural dos/as estudantes mediante o tratamento de temas considerados essenciais para futuros/as docentes de Inglês. Assim, as/os estudantes deverão

1. Ser capazes de analisar a língua inglesa numa perspetiva pedagógica;

2. Aprofundar conhecimentos da estrutura, funcionamento e uso da língua;

3. Ser capazes de identificar erros comuns na aprendizagem do inglês e fornecer feedback pedagógico;

4. Usar gramáticas e dicionários unilingues de modo eficaz;

5. Aprofundar teoricamente o conceito de cultura e a sua relação com o ensino da língua;

6. Ser capazes de problematizar temas culturais e analisar criticamente o seu tratamento em diferentes manuais;

7. Ser capazes de contextualizar os temas culturais e trata-los de modo adequado a diferentes níveis de ensino da língua;

8. Usar diferentes metodologias e critérios para a recolha de materiais originais.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ensino das áreas críticas da língua inglesa:

a. O ensino da gramática: abordagens e metodologia;

b. Áreas críticas da gramática da língua inglesa;

c. Identificação de erros e feedback pedagógico;

d. Uso de gramáticas e dicionários unilingues.

 

2. Temas da cultura anglófonas:

a. Aprofundamento do conceito de cultura e a sua aplicação ao ensino;

b. Problematização de temas e abordagens presentes nos manuais;

e. Metodologias e critérios para a recolha de materiais originais;

d. Contextualização e tratamento dos materiais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Apresentação oral de trabalho e respetiva discussão em aula: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

1. Língua/Linguística Inglesa:

Biber, D., Conrad, S., & Leech, G. (2002). Longman Student Grammar of Spoken and Written English. Harlow: Pearson Ed. ESL.

Carter, R., & McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English: A comprehensive guide. Spoken and written English grammar and usage. Cambridge: CUP.

Thornbury, S. (1997). About Language. Cambridge: CUP.

Yule, G. (2006). Oxford Practice Grammar: Advanced. Oxford: OUP.

Yule, G. (1998). Explaining English Grammar. Oxford: OUP.

 

2. Culturas anglófonas

Giles, J., & Middleton, T. (2004). Studying Culture. A Practical Introduction. Malden, MA: Blackwell.

Rose, G. (2007). Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. 2nd ed. London: Sage.

Rudnick, L. P., Smith, J.E., & Rubin, R.L. (Eds.) (2006). American Identities. An Introductory Textbook. Malden, MA: Blackwell.

Williams, R. (1983). Keywords. A vocabulary of culture and society. New York: OUP.