Didática do Inglês

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025393
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um mínimo de 80 ECTS na área de Inglês.
Nível C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição teórica por parte do/a professor/a;
- Observação e comentário de exemplos de textos e outros materiais;
- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as;
- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as;
- Observação de excertos de aulas gravadas;
- Elaboração de planos de aula.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes:
-conheçam fatores determinantes da aprendizagem do Inglês língua estrangeira, algumas tendências da evolução e características atuais dos métodos de ensino, refletidos em documentos oficiais
-descrevam e reconheçam procedimentos para ensino da compreensão e expressão escrita e oral, justificando a sua adequação com base em processos de aprendizagem e princípios didáticos
-analisem e desenvolvam competências: comunicativa, estratégica, intercultural
-reconheçam tipos de aprendentes: estilos e ritmos de aprendizagem
-adquiram competências de planificação e elaboração de planos de aula
-adquiram conhecimento sobre gestão de sala de aula
-examinem criticamente materiais instrucionais e criem os seus recursos
-comparem diferentes recursos digitais e reconheçam o seu benefício no ensino de Inglês
-reconheçam diferentes tipos de avaliação
-adquiram competências de aprendizagem autónoma mediante a frequência de MOOCs, webinars e análise de outros recursos.

Estágio(s)

Não

Programa

Tópicos a abordar: -análise de documentos orientadores e familiarização com a legislação portuguesa em vigor -abordagens e métodos de ensino de Inglês atuais: abordagem comunicativa, PBL, CLIL, Inteligências Múltiplas, Experiential Learning Cycle -competência comunicativa: compreensão oral e escrita; produção oral e escrita (the four skills) -competências estratégica e intercultural -diferentes tipos de aprendentes: alunos com medidas universais, seletivas e/ou adicionais -planificação de aulas: objetivos de ensino e objetivos de aprendizagem; pre/while/post-activities; análise de sequências didáticas em manuais escolares; criação de planos de aula; observação de aulas -materiais instrucionais (pesquisa, análise e produção) -uso de tecnologias digitais: Blended Learning, aplicações e outros recursos -gestão de sala de aula e tipos de avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa) -recursos para a formação docente e desenvolvimento profissional (MOOCs, Webinars, entre outros)

Docente(s) responsável(eis)

Celeste Maria de Oliveira Costa Correia Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Arends, R. (2014). Learning to Teach. 10th ed. McGraw-Hill Education - Europe.
Brown, S; Earlam, C. & Race, P. (1998). 500 Tips for Teachers. 2nd ed. London: Kogan Page Limited.
Donaghy, Kieran & Xerri, D. (ed.) (2017). The Image in English Language Teaching. Malta: ELT Council Ministry for Education and Employment.
Dudeney, Gavin; Hockly, Nicky & Pegrum, M. (2013). Digital Literacies. Harlow: Pearson Education Limited.
Harmer, J. (2015). The Practice of English Language Teaching. 5th ed. Harlow: Pearson Longman.
Harmer, J. (2007). How to Teach English. Harlow: Pearson Longman.
Lowes, R. & Target, F. (1998). Helping Students to Learn: A guide to Learner Autonomy. 1st ed. London: Richmond Publishing.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching. 3rd ed. Oxford: Macmillan.
Ur, P. (2012) A Course in Language Teaching. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press.