Didática do Inglês
1
2019-2020
02025393
Didáticas Específicas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um mínimo de 80 ECTS na área de Inglês.
Nível C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
Workshops, seminários, análise de excertos de aulas gravadas, apresentaçãoes orais e as respetivas discussões.
Resultados de Aprendizagem
Com base na sua própria experiência como estudantes de línguas modernas, pretende-se que os/as participantes:
– reflitam criticamente sobre metodologias antigas e atuais de ensino de LE;
– adquiram conceitos e terminologia básica do ensino de línguas;
– explorem várias técnicas para o ensino do sistema léxico-gramatical do inglês e das quatro principais competências (ouvir, falar, ler e escrever).
No final da unidade, os/as participantes deverão ter um conhecimento básico das áreas principais da teoria e prática do ensino do inglês como língua estrangeira.
Estágio(s)
NãoPrograma
Em que consiste 'aprender' e 'ensinar'?
Teorias de aprendizagem das línguas.
Metodologias antigas e atuais.
Terminologia do ensino de línguas.
Ensino dos aspetos sistémicos da língua e as quatro competências.
Observação e comentário de aulas gravadas.
Docente(s) responsável(eis)
Celeste Maria de Oliveira Costa Correia Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Brown, H.D. (2007). Principles of Language Learning and Teaching. 5th ed. Harlow: Pearson Longman.
Harmer, J. (2007)The Practice of English Language Teaching. 4th ed. Harlow: Pearson Longman.
Howatt, A.P.R. & Widdowson, H.G. (2004) A History of English Language Teaching. 2nd ed. Oxford: OUP.
Richards, J.C., & Rodgers, T.S. (2014) Approaches and Methods in Language Teaching. 3rd ed. Cambridge: CUP.
Richards, J. et al. (2002). The Longman Dictionary of Language Teaching and Applied Linguistics. 3rd ed. Harlow: Longman.
Scrivener, J. (2011) Learning Teaching. 3rd ed. Oxford: Macmillan.
Spratt, M., Pulverness, A., & Williams, M. (2011) The TKT (Teaching Knowledge Test) Course: Modules 1, 2 and 3. Cambridge: CUP.
Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan.
Thornbury, S. (2005) Uncovering Grammar. Oxford: Macmillan.
Thornbury, S., & Watkins, P. (2007) The CELTA Course. Cambridge: CUP.
University of Cambridge ESOL Examinations (2011) Teaching Knowledge Test – Glossary. UCLES.