Didática do Inglês

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025393
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um mínimo de 80 ECTS na área de Inglês.

Nível C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

Workshops, seminários, análise de excertos de aulas gravadas, apresentaçãoes orais e as respetivas discussões. 

Resultados de Aprendizagem

Com base na sua própria experiência como estudantes de línguas modernas, pretende-se que os/as participantes:

– reflitam criticamente sobre metodologias antigas e atuais de ensino de LE;

– adquiram conceitos e terminologia básica do ensino de línguas;

– explorem várias técnicas para o ensino do sistema léxico-gramatical do inglês e das quatro principais competências (ouvir, falar, ler e escrever).

No final da unidade, os/as participantes deverão ter um conhecimento básico das áreas principais da teoria e prática do ensino do inglês como língua estrangeira.

Estágio(s)

Não

Programa

Em que consiste  'aprender' e 'ensinar'?

Teorias de aprendizagem das línguas.

Metodologias antigas e atuais.

Terminologia do ensino de línguas.

Ensino dos aspetos sistémicos da língua e as quatro competências.

Observação e comentário de aulas gravadas.

Docente(s) responsável(eis)

Celeste Maria de Oliveira Costa Correia Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Brown, H.D. (2007). Principles of Language Learning and Teaching. 5th ed. Harlow: Pearson Longman.

Harmer, J. (2007)The Practice of English Language Teaching. 4th ed. Harlow: Pearson Longman.

Howatt, A.P.R. & Widdowson, H.G. (2004) A History of English Language Teaching. 2nd ed. Oxford: OUP.

Richards, J.C., & Rodgers, T.S. (2014) Approaches and Methods in Language Teaching. 3rd ed. Cambridge: CUP.

Richards, J. et al. (2002). The Longman Dictionary of Language Teaching and Applied Linguistics. 3rd ed. Harlow: Longman.

Scrivener, J. (2011) Learning Teaching. 3rd ed. Oxford: Macmillan.

Spratt, M., Pulverness, A., & Williams, M. (2011) The TKT (Teaching Knowledge Test) Course: Modules 1, 2 and 3. Cambridge: CUP.

Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan.

Thornbury, S. (2005) Uncovering Grammar. Oxford: Macmillan.

Thornbury, S., & Watkins, P. (2007) The CELTA Course. Cambridge: CUP.

University of Cambridge ESOL Examinations (2011) Teaching Knowledge Test – Glossary. UCLES.