Didática do Inglês e Prática Docente

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02025382
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência de Didática do Inglês no 1.º semestre.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem:
- Exposição por parte do/a docente
- Observação de exemplos práticos de materiais
- Execução e observação de segmentos de aulas (microteaching)
- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as
- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

No final deste curso, os/as participantes deverão ser capazes de
- planificar aulas de um modo coerente e bem estruturado, definindo claramente os objetivos de aprendizagem
- usar manuais e selecionar materiais didáticos de um modo crítico
- usar corretamente a língua inglesa numa gama variada de atividades a desenvolver na sala de aula
- identificar e fornecer feedback sobre erros frequentes dos aprendentes 

- usar uma tipologia variada de exercícios e tarefas de avaliação formal
- planificar e desenvolver (microteach) uma pequena sequência de atividades letivas, fornecendo feedback baseado em observação.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão abordados os seguintes tópicos: - planificação de aulas: análise de língua para a preparação de aulas, antecipação de problemas, definição de objetivos e estruturação de aulas, planificação de aulas individuais e sequências de aulas (unidades didáticas);
- pesquisa de materiais de ensino (incluindo materiais digitais), e desenvolvimento de critérios para a seleção e exploração de materiais didáticos, bem como uso de recursos como dicionários e gramáticas;
- análise de interação na sala de aula, utilizando excertos gravados;
- identificação, análise de erros linguísticos e sua correção;
- observação de aulas (microteaching): critérios de análise de desempenho na sala de aula, tarefas de observação, princípios para uma prática reflexiva;
- introdução à teoria e prática de avaliação: tipos de avaliação e tarefas , elaboração de tarefas e itens de testagem.

Docente(s) responsável(eis)

Celeste Maria de Oliveira Costa Correia Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral : 20.0%
Projecto: 35.0%
Mini Testes: 45.0%

Bibliografia

Dudeney, Gavin; Hockly, Nicky & Mark Pegrum (2013). Digital Literacies. Harlow: Pearson Education Limited.
Harmer, J. (2007). How to Teach English. Harlow: Pearson Longman.
Harmer, J. (2015). The Practice of English Language Teaching. London: Pearson Longman.
Hughes, A. (2002). Testing for Language Teachers.
Mackay, C. (2019). Learning to Plan Modern Languages Lessons. Understanding the Basic Ingredients. London: Routledge.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching. Oxford: Macmillan Education.
Wajnryb, R. (1993). Classroom Observation Tasks. A Resource Book for LanguageTeachers and Trainers. Cambridge: CUP.
Wallace, M.; Tzong-Ho, Bau; Denis, Fred Simon (1991). Training Foreign Language Teachers: A Reflective Approach. Cambridge: CUP.