Didática do Inglês e Prática Docente
1
2019-2020
02025382
Didáticas Específicas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Frequência de Didática do Inglês no 1.º semestre
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem:
- Exposição por parte do/a docente
- Observação de exemplos práticos de materiais
- Execução e observação de segmentos de aulas (microteaching)
- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as
- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as
Resultados de Aprendizagem
No final deste curso, os/as participantes deverão ser capazes de
- planificar aulas de um modo coerente e bem estruturado, definindo claramente os objetivos de aprendizagem
- usar manuais e selecionar materiais didáticos de um modo crítico
- usar corretamente a língua inglesa numa gama variada de atividades a desenvolver na sala de aula
- identificar e fornecer feedback sobre erros frequentes dos aprendentes
- usar uma tipologia variada de exercícios e tarefas de avaliação formal
- planificar e desenvolver (microteach) uma pequena sequência de atividades letivas, fornecendo feedback baseado em observação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Serão abordados os seguintes tópicos:
- planificação de aulas: definição de objetivos e estruturação de aulas
- fontes para pesquisa de materiais didáticos
- critérios para a seleção e exploração de materiais didáticos
- análise crítica de materiais didáticos
- análise de registo de língua utilizada na aula
- análise de erros linguísticos e sua correção
- introdução a teoria e pratica de avaliação
- observação de aulas (microteaching): critérios de análise de desempenho na sala de aula, tarefas de observação, princípios para uma prática reflexiva.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Brown, H.D. (2007). Principles of Language Learning and Teaching, 5th ed. London: Pearson Longman.
Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.
McNamara,T. (2000). Language testing. Oxford: OUP.
Nunan, D. (2004). Task-based Language Teaching. Cambridge: CUP.
Nunan, D. & C. Lamb (1996). The Self-Directed Teacher. Cambridge: CUP.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.
Spratt, M., Pulverness, A., & Williams, M. (2011). The TKT (Teaching Knowledge Test) Course: Modules 1, 2 and 3. Cambridge: CUP
Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan.