Didática do Inglês e Prática Docente

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025382
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência de Didática do Inglês no 1.º semestre

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem:

- Exposição por parte do/a docente

- Observação de exemplos práticos de materiais

- Execução e observação de segmentos de aulas (microteaching)

- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as

- Resolução de  tarefas por parte dos/as alunos/as

Resultados de Aprendizagem

No final deste curso, os/as participantes deverão ser capazes de

- planificar aulas de um modo coerente e bem estruturado, definindo claramente os objetivos de aprendizagem

- usar manuais e selecionar materiais didáticos de um modo crítico

- usar corretamente a língua inglesa numa gama variada de atividades a desenvolver na sala de aula

- identificar e fornecer feedback sobre erros frequentes dos aprendentes

- usar uma tipologia variada de exercícios e tarefas de avaliação formal

- planificar e desenvolver (microteach) uma pequena sequência de atividades letivas, fornecendo feedback baseado em observação.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão abordados os seguintes tópicos:

- planificação de aulas: definição de objetivos e estruturação de aulas

- fontes para pesquisa de materiais didáticos

- critérios para a seleção e exploração de materiais didáticos

- análise crítica de materiais didáticos

- análise de registo de língua utilizada na aula

- análise de erros linguísticos e sua correção

- introdução a teoria e pratica de avaliação

- observação de aulas (microteaching): critérios de análise de desempenho na sala de aula, tarefas de observação, princípios para uma prática reflexiva.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Brown, H.D. (2007). Principles of Language Learning and Teaching, 5th ed. London: Pearson Longman.

Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.

McNamara,T. (2000). Language testing. Oxford: OUP.

Nunan, D. (2004). Task-based Language Teaching. Cambridge: CUP.

Nunan, D. & C. Lamb (1996). The Self-Directed Teacher. Cambridge: CUP.

Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.

Spratt, M., Pulverness, A., & Williams, M. (2011). The TKT (Teaching Knowledge Test) Course: Modules 1, 2 and 3. Cambridge: CUP

Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan.