Didática do Inglês e Prática Docente

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025382
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência de Didática do Inglês no 1.º semestre

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem:

- Exposição por parte do/a docente

- Observação de exemplos práticos de materiais

- Execução e observação de segmentos de aulas (microteaching)

- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as

- Resolução de  tarefas por parte dos/as alunos/as

Resultados de Aprendizagem

No final deste curso, os/as participantes deverão ser capazes de

- planificar aulas de um modo coerente e bem estruturado, definindo claramente os objetivos de aprendizagem

- usar manuais e selecionar materiais didáticos de um modo crítico

- usar corretamente a língua inglesa numa gama variada de atividades a desenvolver na sala de aula

- identificar e fornecer feedback sobre erros frequentes dos aprendentes

- usar uma tipologia variada de exercícios e tarefas de avaliação formal

- planificar e desenvolver (microteach) uma pequena sequência de atividades letivas, fornecendo feedback baseado em observação.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão abordados os seguintes tópicos:

- planificação de aulas: definição de objetivos e estruturação de aulas

- fontes para pesquisa de materiais didáticos

- critérios para a seleção e exploração de materiais didáticos

- análise crítica de materiais didáticos

- análise de registo de língua utilizada na aula

- análise de erros linguísticos e sua correção

- introdução a teoria e pratica de avaliação

- observação de aulas (microteaching): critérios de análise de desempenho na sala de aula, tarefas de observação, princípios para uma prática reflexiva.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Alexandra Ribeiro Luís

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Brown, H.D. (2007). Principles of Language Learning and Teaching, 5th ed. London: Pearson Longman.

Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.

McNamara,T. (2000). Language testing. Oxford: OUP.

Nunan, D. (2004). Task-based Language Teaching. Cambridge: CUP.

Nunan, D. & C. Lamb (1996). The Self-Directed Teacher. Cambridge: CUP.

Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.

Spratt, M., Pulverness, A., & Williams, M. (2011). The TKT (Teaching Knowledge Test) Course: Modules 1, 2 and 3. Cambridge: CUP

Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan.