Didática do Inglês e Prática Docente
1
2017-2018
02025382
Didáticas Específicas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Frequência de Didática do Inglês no 1.º semestre
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem:
- Exposição por parte do/a docente
- Observação de exemplos práticos de materiais
- Execução e observação de segmentos de aulas (microteaching)
- Pesquisa e apresentação por parte dos/as alunos/as
- Resolução de tarefas por parte dos/as alunos/as
Resultados de Aprendizagem
No final deste curso, os/as participantes deverão ser capazes de
- planificar aulas de um modo coerente e bem estruturado, definindo claramente os objetivos de aprendizagem
- usar manuais e selecionar materiais didáticos de um modo crítico
- usar corretamente a língua inglesa numa gama variada de atividades a desenvolver na sala de aula
- identificar e fornecer feedback sobre erros frequentes dos aprendentes
- usar uma tipologia variada de exercícios e tarefas de avaliação formal
- planificar e desenvolver (microteach) uma pequena sequência de atividades letivas, fornecendo feedback baseado em observação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Serão abordados os seguintes tópicos:
- planificação de aulas: definição de objetivos e estruturação de aulas
- fontes para pesquisa de materiais didáticos
- critérios para a seleção e exploração de materiais didáticos
- análise crítica de materiais didáticos
- análise de registo de língua utilizada na aula
- análise de erros linguísticos e sua correção
- introdução a teoria e pratica de avaliação
- observação de aulas (microteaching): critérios de análise de desempenho na sala de aula, tarefas de observação, princípios para uma prática reflexiva.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Alexandra Ribeiro Luís
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Brown, H.D. (2007). Principles of Language Learning and Teaching, 5th ed. London: Pearson Longman.
Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching, 4th ed. London: Pearson Longman.
McNamara,T. (2000). Language testing. Oxford: OUP.
Nunan, D. (2004). Task-based Language Teaching. Cambridge: CUP.
Nunan, D. & C. Lamb (1996). The Self-Directed Teacher. Cambridge: CUP.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.
Spratt, M., Pulverness, A., & Williams, M. (2011). The TKT (Teaching Knowledge Test) Course: Modules 1, 2 and 3. Cambridge: CUP
Thornbury, S. (2006) An A-Z of ELT. Oxford: Macmillan.