Projeto Didático em História II

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025371
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará em regime teórico-prático através apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas; desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e outras tarefas orientadas pelo/a professor/a; apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação realizados pelos/as estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Visa-se estruturar um espaço onde seja possível acompanhar as atividades de Estágio, investigar em educação e em didática da história e apoiar a elaboração do Relatório, procurando que os estudantes sejam capazes de:
- Conceber propostas de tratamento didático de diversas temáticas históricas (da seleção de conteúdos aos recursos pedagógicos e desenho de atividades);
- Refletir sobre experiências de aprendizagem implementadas em contexto de estágio e seus resultados;
- Desenvolver a capacidade de mobilizar os resultados das experiências de aprendizagem desenvolvidas para a melhoria da prática pedagógica em História;
- Fomentar o trabalho em equipa e a partilha de resultados e experiências.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Acompanhamento das atividades de Estágio - apresentação, análise e discussão de experiências pedagógicas implementadas;
2- Aprofundamento de temas de educação histórica;
3- Exercícios críticos de transposição didática - do aprofundamento científico à desenho de experiências de aprendizagem;
4- Apoio à elaboração do Relatório - discussão de resultados obtidos nas experiências e observações desenvolvidas.

Docente(s) responsável(eis)

Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de resultados de investigação; participação nas aulas: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

ASHBY, R, (2010) Understanding historical evidence: Teaching and learning challenges. In Davis, I (ed.) Debates in History Teaching (pp. 144.154), London: Routledge
BARCA, I. (2007). Investigar em educação histórica: da epistemologia às implicações para as práticas de ensino. Revista Portuguesa de História, 39, pp.53.66
BARCA, I. e GAGO, M. (org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história. Actas, Braga: Universidade do Minho.
ESTEVES, M. M. (2002). A investigação enquanto estratégia de formação de professores, Lisboa: IIE
LEE, P., (2006). Em direção a um conceito de Literacia História. Educar, pp. 131-150
LEE, P., SHEMILT, D. (2011),The concept that dares not speak its name: Should empathy come out of the closet?. Teaching History, 143, June, pp. 39-49
Metzge, S. A, Harris, L.M. (eds.) (2018). The Wiley International Handbook of History Teaching and Learning. New York: Wiley-Blackwell.