Projeto Didático em História I

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025360
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

1- Apresentação de conteúdos,
2- Esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor;
3- Apresentação e debate de tarefas realizadas pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Visa-se estruturar um espaço onde seja possível acompanhar as actividades de Estágio, investigar em história e em didáctica da história e apoiar a elaboração do Relatório. Pretende, igualmente, constituir-se como um espaço de interacção e reflexão sobre as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas pelos professores estagiários, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sua capacidade de reflexão, espírito crítico e autonomia no desempenho de tarefas.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Acompanhamento das actividades de Estágio.
2 - Princípios gerais da prática de investigação em História e em Didática da História. Pontos de contato e especificidade .
3- Definição de temas e de metodologias de investigação em contexto pedagógico no âmbito da disciplina de História.
4- Análise de alguns projetos concretos de investigação e seus resultados no âmbito da didática da história/educação histórica; aprofundamento de temáticas historiográficas e da sua transposição didática.
5- Acompanhamento das atividades de Estágio, nomeadamente, através da partilha de experiências pedagógicas dos formandos e avaliação da sua eficácia e relevância no contexto da promoção da compreensão dos conteúdos e dos processos históricos por parte dos alunos dos ciclos de ensino com quem trabalham.

Docente(s) responsável(eis)

Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

BARCA, I. e GAGO, M. (org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história. Actas, Braga: Universidade do Minho
DIAS-TRINDADE, S. (2019). Tendências no Ensino da História na Educação Não Superior: o Lugar da História no Currículo e na Formação dos Estudantes em Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Imprensa da Universidade de Coimbra: Ceis20.
DIAS-TRINDADE, S.; CARVALHO, J. R. (2019). História, tecnologias digitais e mobile learning: ensinar História na Era Digital, Coimbra: Imprensa da Universidade
MONTEIRO, A. J. (2000). História ciência e história curricular: algumas reflexões, Revista Portuguesa de História, t. XXXIV, 369-426
OLIVEIRA, L., Pereira, A., Santiago, R. (Org.) (2004). Investigação em educação: Abordagens conceptuais e práticas. Porto: Porto Editora
SANTOS, J. J. C. (2000). Competência científica e transposição didáctica no ensino da história: algumas reflexões no contexto da escola actual, Revista Portuguesa de História, t. XXXIV, 427-451.