Projeto Didático em História I

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025360
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

1 - Apresentação de conteúdos;

2 - Esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor;

3 - Apresentação e debate de tarefas realizadas pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Visa-se estruturar um espaço onde seja possível acompanhar as actividades de Estágio, investigar em história e em didáctica da história e apoiar a elaboração do Relatório. Pretende, igualmente, constituir-se como um espaço de interacção e reflexão sobre as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas pelos professores estagiários, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sua capacidade de reflexão, espírito crítico e autonomia no desempenho de tarefas.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Acompanhamento das actividades de Estágio.

2 - Princípios gerais da prática de investigação em História e em Didáctica da História. Pontos de contacto e espeficidades.

3 - Definição de temas e de metodologias de investigação em contexto pedagógico no âmbito da disciplina de História.

Docente(s) responsável(eis)

Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

BARCA, I. e GAGO, M. (org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história. Actas, Braga: Universidade do Minho

BELL, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. (2ªed). Lisboa: Gradiva

ESTEVES, M. M. (2002). A investigação enquanto estratégia de formação de professores. Lisboa: IIE

MONTEIRO, A. J. (2000). História ciência e história curricular: algumas reflexões, Revista Portuguesa de História, t. XXXIV, 369-426

OLIVEIRA, L., Pereira, A., Santiago, R. (Org.) (2004). Investigação em educação: Abordagens conceptuais e práticas. Porto: Porto Editora

SANTOS, J. J. C. (2000). Competência científica e transposição didáctica no ensino da história: algumas reflexões no contexto da escola actual, Revista Portuguesa de História, t. XXXIV, 427-451

TUCKMAN, B. W. (2000). Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian