Historiografia, Deontologia e Didática da História

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02025346
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará em regime teórico-prático: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Visa-se estruturar um espaço onde seja possível analisar as conexões detectáveis entre história e ideologia, história-ciência e história-docência, ensino da História e formação para a cidadania. Pretende-se considerar as implicações para o ensino da História das problemáticas da multiculturalidade e do multiculturalismo; reflectir acerca da natureza e das funções do professor de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Poder-se-ão adquirir capacidades de reconhecimento da existência e das potencialidades da didáctica da História; de avaliação da qualidade de projectos ou experiências educativos concretos; de concretização de práticas lectivas, extra-lectivas e extra-curriculares; de integração crítica no sistema português de investigação e ensino, formação e divulgação científico-cultural.

Estágio(s)

Não

Programa

1- O professor, a legislação e as normas institucionais. Concepções de sociedade, de sistema educativo e de escola. Regras deontológicas da investigação, do ensino e da divulgação da história.
2- História-ciência e história-ideologia; história da historiografia, da didáctica da História, do ensino da História e da memória histórica.
3- História-ciência e história-docência.
4- História pré-contemporânea e actualidade; legitimidade e viabilidade da história recente e da história do tempo presente; história local/regional, história de Portugal e história universal.
5- Ensino da história e formação para a cidadania.
6- Ensino da história, orientação vocacional e pré-habilitação profissional.
7- Ensino da história e a questão das identidades. Multiculturalidade, multiculturalismo e “conflito de Civilizações”.
8- Ensino da história, "alunos-padrão", "desvios à norma" e "situações-limite". O biculturalismo.
9- O papel do ensino da história nas sociedades atuais.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita, trabalho de investigação bibliográfica e documental, recensão crítica, apresentação de um tema: 100.0%

Bibliografia

ANDRÉ, J. M. (2012). Multiculturalidade, identidades e mestiçagem, Coimbra: Palimage
BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As escolas históricas.Mem Martins, Publicações Europa-América
CATROGA, F. (2001). Memória, história e historiografia, Coimbra: Quarteto Editora
CRATO, N. (2006). O ‘eduquês’ em discurso directo. Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista, Lisbo: Gradiva,
NUNES, J. P. A. (2015). Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculare, Revista Portiguesa de História, 46, pp. 487-507.
NUNES, J. P. A.(2019), Historiografia, ensino da História e “questões fracturantes. Uma perspectiva de didáctica da História”, LUÍS, A.R. e al. (Coord.), A formação inicial de professores nas humanidades. Reflexões didácticas, Coimbra: IUC, 2019, p.p. 89-114
ROBERTS, M. (ed.) (2004), After de wall. History teaching in Europe (1989-2003), Hamburgo: Koerber Foundation.