Historiografia, Deontologia e Didática da História

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025346
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará em regime teórico-prático: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor; apresentação e debate de comentários e tarefas pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Visa-se estruturar um espaço onde seja possível analisar as conexões detectáveis entre história e ideologia, história-ciência e história-docência, ensino da História e formação para a cidadania. Pretende-se considerar as implicações para o ensino da história das problemáticas da multiculturalidade e do multiculturalismo; reflectir acerca da natureza e das funções do professor de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Poder-se-ão adquirir capacidades de reconhecimento da existência e das potencialidades da didáctica da História; de avaliação da qualidade de projectos ou experiências educativos concretos; de concretização de práticas lectivas, extra-lectivas e extra-curriculares; de integração crítica no sistema português de investigação e ensino, formação e divulgação científico-cultural.

Estágio(s)

Não

Programa

1- O professor, a legislação e as normas institucionais, os princípios deontológicos.

2- História-ciência e história-ideologia; história da historiografia, do ensino da história e da memória histórica.

3- História-ciência e história-docência.

4- História pré-contemporânea e actualidade; legitimidade e viabilidade da história recente e da história do tempo presente.

5- Ensino da história e formação para a cidadania.

6- Ensino da história, orientação vocacional e pré-habilitação profissional.

7- Ensino da história e a questão das identidades locais, regionais, nacionais, da UE, europeia (ou outras) e mundial; sexuais e etárias, socioeconómicas e socioculturais, político-ideológicas e étnico-religiosas. Multiculturalidade, multiculturalismo e “conflito de Civilizações”.

8- Ensino da história, "alunos-padrão", "desvios à norma" e "situações-limite". O biculturalismo.

9- O papel do ensino da história nas sociedades atuais.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita, trabalho de investigação bibliográfica e documental, recensão crítica, apresentação de um tema (tarefas obrigatórias); participação informal nas aulas, organização de conferências-debate e/ou de visitas de estudo, etc. (tarefas facultativas): 100.0%

Bibliografia

BARCA, I. e GAGO, M. (org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história. Actas, Braga: Universidade do Minho

BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As escolas históricas. Mem Martins: Publicações Europa-América

CATROGA, F. (2001). Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto Editora

MAGALHÃES, O. (2000). Concepções de professores sobre história e ensino da história. Évora: UE

PAIS, J. M. (1999). Consciência histórica e identidade. Oeiras: Celta Editora

Revista Portuguesa de História (2007). t. XXXIX, p. 5-312

SANTOS, L. F. (2000). O ensino da história e a educação para a cidadania. Lisboa: IIE

TORGAL, L. R. (1989). História e ideologia. Coimbra: Livraria Minerva

TORGAL, L. R. e outros (1996). História da história em Portugal (séculos XIX-XX). Lisboa: Círculo de Leitores.