Historiografia, Deontologia e Didática da História
1
2018-2019
02025346
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em regime teórico-prático: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor; apresentação e debate de comentários e tarefas pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Visa-se estruturar um espaço onde seja possível analisar as conexões detectáveis entre história e ideologia, história-ciência e história-docência, ensino da História e formação para a cidadania. Pretende-se considerar as implicações para o ensino da história das problemáticas da multiculturalidade e do multiculturalismo; reflectir acerca da natureza e das funções do professor de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Poder-se-ão adquirir capacidades de reconhecimento da existência e das potencialidades da didáctica da História; de avaliação da qualidade de projectos ou experiências educativos concretos; de concretização de práticas lectivas, extra-lectivas e extra-curriculares; de integração crítica no sistema português de investigação e ensino, formação e divulgação científico-cultural.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- O professor, a legislação e as normas institucionais, os princípios deontológicos.
2- História-ciência e história-ideologia; história da historiografia, do ensino da história e da memória histórica.
3- História-ciência e história-docência.
4- História pré-contemporânea e actualidade; legitimidade e viabilidade da história recente e da história do tempo presente.
5- Ensino da história e formação para a cidadania.
6- Ensino da história, orientação vocacional e pré-habilitação profissional.
7- Ensino da história e a questão das identidades locais, regionais, nacionais, da UE, europeia (ou outras) e mundial; sexuais e etárias, socioeconómicas e socioculturais, político-ideológicas e étnico-religiosas. Multiculturalidade, multiculturalismo e “conflito de Civilizações”.
8- Ensino da história, "alunos-padrão", "desvios à norma" e "situações-limite". O biculturalismo.
9- O papel do ensino da história nas sociedades atuais.
Docente(s) responsável(eis)
João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Prova escrita, trabalho de investigação bibliográfica e documental, recensão crítica, apresentação de um tema (tarefas obrigatórias); participação informal nas aulas, organização de conferências-debate e/ou de visitas de estudo, etc. (tarefas facultativas): 100.0%
Bibliografia
BARCA, I. e GAGO, M. (org.) (2006). Questões de epistemologia e investigação em ensino da história. Actas, Braga: Universidade do Minho
BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As escolas históricas. Mem Martins: Publicações Europa-América
CATROGA, F. (2001). Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto Editora
MAGALHÃES, O. (2000). Concepções de professores sobre história e ensino da história. Évora: UE
PAIS, J. M. (1999). Consciência histórica e identidade. Oeiras: Celta Editora
Revista Portuguesa de História (2007). t. XXXIX, p. 5-312
SANTOS, L. F. (2000). O ensino da história e a educação para a cidadania. Lisboa: IIE
TORGAL, L. R. (1989). História e ideologia. Coimbra: Livraria Minerva
TORGAL, L. R. e outros (1996). História da história em Portugal (séculos XIX-XX). Lisboa: Círculo de Leitores.