Construção do Ensino e da Aprendizagem em História
1
2018-2019
02025329
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
1- Apresentação teórica.
2- Pesquisa, por parte dos alunos, de recursos e metodologias e de experiências de apredizagem reais.
3- Leitura de bibliografia adequada a cada um dos temas trabalhados.
4- Trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos a uma situação pedagógica concreta.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular estrutura-se numa abordagem prática da didáctica: “aprender fazendo”. Assim, pretende-se que através desta unidade curricular os alunos:
1- sejam capazes de pensar o ensino e os contextos de aprendizagem da história na escolar actual, especialmente no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.
2- conheçam aprofundadamente os programas e as metas curriculares da disciplina e se consciencializem da necessidade da sua gestão, sempre adequada aos diferentes perfis de alunos e contextos escolares.
3- adequiram competências de planificação e de desenvolvimento de experiências de aprendizagem, com recursos e métodos diversificados, com especial atenção para as tecnologias educativas.
4- Contactem com práticas e instrumentos de avaliação adequados à disciplina e a cada ciclo de estudos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Didática, Educação Histórica e História da educação. Linhas fundamentais e campos de intervenção.
2. Ensinar e aprender História.
2.1 A disciplina do 3º ciclo do ensino básico e no secundário. Os Programas, as metas curriculares e a sua gestão.
2.2 Programar e planificar. Conceitos, finalidades e tipos. A execução de planificações.
2.3 O contexto de sala de aula como um contexto de comunicação. Os problemas e as estratégias de interação. As principais características da comunicação educacional.
2.4 Os recursos didáticos. O documento escrito na aula de História (fontes históricas, textos historiográficos, texto literário), os documentos audiovisuais (imagens, filmes, documentários, etc.), as aplicações para dispositivos móveis, podcasts e videocasts, jogos.
2.5 Algumas metodologias de trabalho em sala de aula. Das finalidades curriculares à realidade da sala de aula.
3. A Avaliação na disciplina de História. Modalidades, objectivos e intrumentos.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel Sacramento Sampaio Ribeiro
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Critérios essenciais: a assiduidade, um teste escrito, a participação nas aulas e a realização de trabalhos práticos com apresentações orais e escritas: 100.0%
Bibliografia
BARCA, I. (2000). O pensamento histórico dos jovens. Braga: Universidade do Minho
DAMIÃO, H. (1996). Pré, inter e pós acção: planificação e avaliação pedagógica. Coimbra: Minerva
LEE, P. (2001). Progressão da compreensão dos alunos em História, In BARCA, I. (org.) Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: CEEP – Universidade do Minho, 13-27
MONTEIRO, J. A. (1997). Imaginação e Criatividade no Ensino da História. O Texto Literário como Documento Didáctico. Lisboa: APH
PROENÇA, M. C. (1989), Didáctica da História (2 volumes). Lisboa: Universidade Aberta
PROENÇA, Maria Cândida (1990), Ensinar/aprender história. Questões de didáctica aplicada. Lisboa: Livros Horizonte,
ZABALZA, M. (2002). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto: Asa