Construção do Ensino e da Aprendizagem em História

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025329
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

1- Apresentação teórica.

2- Pesquisa, por parte dos alunos, de recursos e metodologias e de experiências de apredizagem reais.

3- Leitura de bibliografia adequada a cada um dos temas trabalhados.

4- Trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos a uma situação pedagógica concreta.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular estrutura-se numa abordagem prática da didáctica:  “aprender fazendo”. Assim, pretende-se que através desta unidade curricular os alunos:

1- sejam capazes de pensar o ensino e os contextos de aprendizagem da história na escolar actual, especialmente no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.

2- conheçam aprofundadamente os programas e as metas curriculares da disciplina e se consciencializem da necessidade da sua gestão, sempre adequada aos diferentes perfis de alunos e contextos escolares.

3- adequiram competências de planificação e de desenvolvimento de experiências de aprendizagem, com recursos e métodos diversificados, com especial atenção para as tecnologias educativas.

4- Contactem com práticas e instrumentos de avaliação adequados à disciplina e a cada ciclo de estudos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Didática, Educação Histórica e História da educação. Linhas fundamentais e campos de intervenção.

2. Ensinar e aprender História.

2.1 A disciplina do 3º ciclo do ensino básico e no secundário. Os Programas, as metas curriculares e a sua gestão.

2.2 Programar e planificar. Conceitos, finalidades e tipos. A execução de planificações.

2.3 O contexto de sala de aula como um contexto de comunicação. Os problemas e as estratégias de interação. As principais características da comunicação educacional.

2.4 Os recursos didáticos. O documento escrito na aula de História (fontes históricas, textos historiográficos, texto literário), os documentos audiovisuais (imagens, filmes, documentários, etc.), as aplicações para dispositivos móveis, podcasts e videocasts, jogos.

2.5 Algumas metodologias de trabalho em sala de aula. Das finalidades curriculares à realidade da sala de aula.

3. A Avaliação na disciplina de História. Modalidades, objectivos e intrumentos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel Sacramento Sampaio Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Critérios essenciais: a assiduidade, um teste escrito, a participação nas aulas e a realização de trabalhos práticos com apresentações orais e escritas: 100.0%

Bibliografia

BARCA, I. (2000). O pensamento histórico dos jovens. Braga: Universidade do Minho

DAMIÃO, H. (1996). Pré, inter e pós acção: planificação e avaliação pedagógica. Coimbra: Minerva

LEE, P. (2001). Progressão da compreensão dos alunos em História, In BARCA, I. (org.) Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: CEEP – Universidade do Minho, 13-27

MONTEIRO, J. A. (1997). Imaginação e Criatividade no Ensino da História. O Texto Literário como Documento Didáctico. Lisboa: APH

PROENÇA, M. C. (1989), Didáctica da História (2 volumes). Lisboa: Universidade Aberta

PROENÇA, Maria Cândida (1990), Ensinar/aprender história. Questões de didáctica aplicada. Lisboa: Livros Horizonte,

ZABALZA, M. (2002). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto: Asa