Planeamento Estratégico

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02025247
Área Científica
Geografia Humana
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais sobre Geografia Humana

Métodos de Ensino

Aulas com a discussão participada e teórica dos temas, complementada com a análise de exemplos práticos e o recurso a textos, cartografia e outros materiais, em complemento com temas práticos investigados e apresentados pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo estudar o conceito e as etapas do planeamento estratégico, assim como o modo como cada espaço geográfico se deve adaptar, de forma ativa, aos novos contextos, encontrando formas participadas de definição de estratégias para o futuro. Os estudantes devem ficar preparados para analisar, de modo crítico, os processos; para comparar e compreender diferentes estudos de caso e para participar, de forma ativa, na elaboração de planos estratégicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - A globalização, a compressão do espaço-tempo, as escalas geográficas e o valor da localização nas trajetórias de desenvolvimento.

2 - Os lugares, entre a competitividade e as redes de cooperação. O valor das abordagens prospetivas nas estratégias de desenvolvimento.

3 - Planeamento estratégico - conceito, etapas e práticas.

4 - O marketing territorial no planeamento estratégico. O marketing territorial e a imagem dos lugares. O papel das indústrias criativas no marketing territorial em contexto digital.

5 - Exploração crítica de exemplos nacionais e internacionais.

Docente(s) responsável(eis)

João Luís Jesus Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

Avraham, E. & Ketter, E. (2008). Media strategies for marketing places in crisis. Amsterdam: Elsevier.

Florida, R. (2008). Who’s your city?. New York: Basic Books.

Güell, J. (2000). Planificación estratégica de ciudades. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.

Haesbaert, R. (2004). O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Kavaratzis, M. (2008). From city marketing to city branding: An interdisciplinary analysis with reference to Amsterdam, Budapest and Athens. Groningen: Rijksuniversiteit.

Kearns, G. & Philo, C. (Eds.) (1993). Selling Places. The city as cultural capital, past and present. Oxford: Pergamon Press.

Kotler, Philip; Haider, D. & Rein, I. (1993). Marketing places. New York: Free Press.

Rainisto, S. (2003). Success Factors of Place Marketing: A Study of Place Marketing Practices in Northern Europe and the United States. Espoo: Helsinki University of Technology.

Ward, S. (2004). Selling places. New York: Spon Press.