Dinâmicas de Espaços Rurais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025219
Área Científica
Geografia Humana
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular funciona em regime de Seminário. Após uma primeira parte dedicada à apresentação e discussão preliminar dos conteúdos programáticos, os discentes assumem um maior protagonismo tendo em vista aplicar conhecimentos e incentivar a investigação de forma individual, através de pesquisa e análise bibliográfica; recolha de elementos documentais e estatísticos (e outras tarefas de trabalho de campo); realização de saídas de campo/visitas de estudo; apresentação de trabalhos em contexto de aula; e construção de uma narrativa de base científica (trabalho escrito individual).

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre os alunos devem: a) conhecer as múltiplas dimensões e configurações ligadas ao rural; b) identificar as principais tendências evolutivas do mundo rural; c) explicar as atuais dinâmicas de desenvolvimento em contexto rural; d) compreender a multifuncionalidade rural e o significado dos seus recursos endógenos (produtivos, recreativos, ambientais); e) problematizar a génese e evolução da Política Agrícola Comum; f) explicar o conceito de desenvolvimento rural e a sua afirmação na União Europeia; g) explicitar as ferramentas operativas do desenvolvimento rural; h) analisar os resultados de iniciativas de desenvolvimento rural (da União Europeia a Portugal); i) reconhecer a especificidade dos ambientes de montanha.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Dimensões e configurações do rural: do global ao local.

2. Tendências evolutivas e dinâmicas (demográficas, económicas, sociais, culturais, institucionais e territoriais) atuais do mundo rural: da União Europeia a Portugal.

3. Multifuncionalidade rural: geoeconomia agrícola; espaços de vida permanentes e ocasionais; recursos patrimoniais (naturais, culturais e paisagísticos); biodiversidade e estatutos de proteção/classificação de lugares; novos produtos e territórios do lazer e turismo.

4. Génese e evolução da Política Agrícola Comum: do crescimento agrícola ao desenvolvimento rural.

5. Rural e ruralidade pós-produtivista: ferramentas operativas diretas (do LEADER ao FEADER) e indiretas, nova organização de atores (parcerias e redes) e configuração de recursos/produtos (redes, rotas e itinerários), e respetivos resultados económicos, sociais e territoriais.

6. A especificidade das áreas de montanha e a sua relevância estratégica global.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Manuel de Carvalho Tomás

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade : 10.0%
Tarefas em contexto de aula : 40.0%
Trabalho Escrito : 50.0%

Bibliografia

Baptista, F., Jacinto, R. & Mendes, T. (Ed.) (2009). Os Territórios de Baixa Densidade em Tempo de Mudança. Proença-a-Nova: CMPA e CCVF.

Carvalho, P. (2013). Desenvolvimento Rural. Málaga: Universidad de Málaga.

Cheshire, L. (2006). Governing Rural Development. Aldershot: Ashgate.

Figueiredo, E. (Coord.) (2011). O Rural plural - olhar o presente, imaginar o futuro. Castro Verde: Editora 100LUZ.

Gold, J., Thorpe, R. & Mumford, A. (eds.): (2008). Gower Handbook of Leadership and Management Development. Aldershot: Ashgate.

Gutiérrez, J. P. (2006). Territorio, geografía rural y políticas públicas. Desarrollo y sustentabilidad en las áreas rurales”. Boletín de la A.G.E., 41, 69-95.

Moreno, L., Sánchez, M. M. e Simões, O. (2009). Cultura, Inovação e Território. O Agroalimentar e o Rural. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais.

Price, M. (2007). Mountain Area Research and Management. Integrated Approaches. London: Earthscan.