Seminário de Geografia II
2
2021-2022
02025191
Didáticas Específicas
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conteúdos de Geografia.
Conhecimentos de didática e pedagogia.
Métodos de Ensino
A disciplina apresenta uma componente fundamentalmente prática, embora possa contemplar a exposição de conteúdos teóricos, sobretudo no esclarecimento de dúvidas. Centra-se, sobretudo, na orientação e acompanhamento, por parte das docentes, na definição do tema/estudo de caso, nas metodologias utilizadas na recolha e tratamento de dados bibliográficos, cartográficos, estatísticos e outros; na apresentações e discussão por parte dos formandos de temáticas previamente definidas no âmbito do “estudo de caso” e respetiva transposição para o contexto de sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Definir temas de investigação, no âmbito da Geografia Física e Humana, suportados por estudos de caso aplicados ao ensino da disciplina;
Elaborar um plano de investigação: objetivos, estratégias e instrumentos de recolha e de análise da informação;
Analisar, de forma crítica, os resultados obtidos;
Propor estratégias, metodologias e atividades com vista à transposição didática da temática investigada;
Reflectir sobre a sua aplicabilidade em contexto de sala de aula;
Elaborar, por escrito, um relatório da investigação científica e das estratégias de aplicadas no processo de ensino/aprendizagem;
Assegurar o acompanhamento ao processo de elaboração do Relatório Final de Estágio.
Capacidade de questionar e problematizar;
Capacidade de planear e organizar atividades e tarefas de investigação científica;
Estimular o rigor científico, a capacidade crítica, a originalidade e a criatividade no processo de transposição dos conteúdos científicos para o contexto de ensino/aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Definir um tema de investigação no âmbito da geografia escolar;
- Apresentação e discussão de um plano de investigação;
- Recolha e tratamento da informação;
- Análise e discussão dos resultados;
- Apresentação dos resultados científicos investigados e discussão das estratégias e dos recursos a utilizar na transposição didatico-pedagógica;
- Elaboração de um relatório final.
Docente(s) responsável(eis)
João Luís Jesus Fernandes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Antunes, L. C. (2013). Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores, Lisboa.
Claudino, S.; Oliveira, A. (2014). A cidadania na formação inicial de professores de Geografia de Portugal e do Brasil. V Congresso da APG. APG, Lisboa.
Efran, S.; Ravid, R. (2020). Action research in education: a practical guide. Guilford Press, 2ª edição, Nova Iorque
Gulson, K.; Symes, C. (Eds) (2007). Spatial Theories of Education: Policy and Geography Matters. Routledge, Londres.
Solari, M.; Solem, O.; Bohem, R. (Eds) (2017). Learning Progressions in Geography Education International Perspectives. Spinger, Nova Iorque.