Seminário de Geografia II

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025191
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conteúdos de Geografia.

Conhecimentos de didática e pedagogia.

Métodos de Ensino

A disciplina apresenta uma componente fundamentalmente prática, embora possa contemplar a  exposição de conteúdos teóricos, sobretudo no esclarecimento de dúvidas. Centra-se, sobretudo, na orientação e acompanhamento, por parte das docentes, na definição do tema/estudo de caso, nas metodologias utilizadas  na recolha e tratamento de dados bibliográficos, cartográficos, estatísticos e outros; na apresentações e discussão por parte dos formandos de temáticas previamente definidas no âmbito do “estudo de caso” e respetiva transposição para o contexto de sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Definir temas de investigação, no âmbito da Geografia Física e Humana, suportados por estudos de caso aplicados ao ensino da disciplina;

Elaborar um plano de investigação: objetivos, estratégias e instrumentos de recolha e de análise da informação;

Analisar, de forma crítica, os resultados obtidos;

Propor estratégias, metodologias e atividades com vista à transposição didática da temática investigada; 

Reflectir sobre a sua aplicabilidade em contexto de sala de aula;

Elaborar, por escrito, um relatório da investigação científica e das estratégias de aplicadas no processo de ensino/aprendizagem;

Assegurar o acompanhamento ao processo de elaboração do Relatório Final de Estágio.

Capacidade de questionar e problematizar;

Capacidade de planear e organizar atividades e tarefas de investigação científica;

Estimular o rigor científico, a capacidade crítica, a originalidade e a criatividade no processo de transposição dos conteúdos científicos para o contexto de ensino/aprendizagem.

Estágio(s)

Não

Programa

- Definir um tema de investigação no âmbito da geografia escolar;

- Apresentação e discussão de um plano de investigação;

- Recolha e tratamento da informação;

- Análise e discussão dos resultados;

- Apresentação dos resultados científicos investigados e discussão das  estratégias e dos recursos a utilizar na transposição didatico-pedagógica;

- Elaboração de um relatório final.

Docente(s) responsável(eis)

João Luís Jesus Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Antunes, L. C. (2013). Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores, Lisboa.

Claudino, S.; Oliveira, A. (2014). A cidadania na formação inicial de professores de Geografia de Portugal e do Brasil. V Congresso da APG. APG, Lisboa.

Efran, S.; Ravid, R. (2020). Action research in education: a practical guide. Guilford Press, 2ª edição, Nova Iorque

Gulson, K.; Symes, C. (Eds) (2007). Spatial Theories of Education: Policy and Geography Matters. Routledge, Londres.

Solari, M.; Solem, O.; Bohem, R. (Eds) (2017). Learning Progressions in Geography Education International Perspectives. Spinger, Nova Iorque.