Seminário de Geografia II
2
2018-2019
02025191
Didáticas Específicas
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conteúdos de Geografia.
Conhecimentos de didática e pedagogia.
Métodos de Ensino
A disciplina apresenta uma componente fundamentalmente prática, embora possa contemplar a exposição de conteúdos teóricos, sobretudo no esclarecimento de dúvidas. Centra-se, sobretudo, na orientação e acompanhamento, por parte das docentes, na definição do tema/estudo de caso, nas metodologias utilizadas na recolha e tratamento de dados bibliográficos, cartográficos, estatísticos e outros; na apresentações e discussão por parte dos formandos de temáticas previamente definidas no âmbito do “estudo de caso” e respetiva transposição para o contexto de sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Definir temas de investigação, no âmbito da Geografia Física e Humana, suportados por estudos de caso aplicados ao ensino da disciplina
Elaborar um plano de investigação: objetivos, estratégias e instrumentos de recolha e de análise da informação
Analisar, de forma crítica, os resultados obtidos
Propor estratégias, metodologias e atividades com vista à transposição didática da temática investigada
Reflectir sobre a sua aplicabilidade em contexto de sala de aula
Elaborar, por escrito, um relatório da investigação científica e das estratégias de aplicadas no processo de ensino/aprendizagem
Assegurar o acompanhamento ao processo de elaboração do Relatório Final de Estágio.
Capacidade de questionar e problematizar;
Capacidade de planear e organizar atividades e tarefas de investigação científica;
Estimular o rigor científico, a capacidade crítica, a originalidade e a criatividade no processo de transposição dos conteúdos científicos para o contexto de ensino/aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Definir um tema de investigação no âmbito da geografia escolar;
- Apresentação e discussão de um plano de investigação;
- Recolha e tratamento da informação;
- Análise e discussão dos resultados;
- Apresentação dos resultados científicos investigados e discussão das estratégias e dos recursos a utilizar na tranposição didático-pedagógica;
- Elaboração de um relatório final.
Docente(s) responsável(eis)
Adélia Jesus Nobre Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Outra: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 70.0%
Bibliografia
Bibliografia geral
Azevedo, M. (2006). Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
Bailey P., Fox, P. (1996). Geography Teachers’Handbook, Shefield: The Geographical Association.
Brito, R.; Poeira, M. L. (1991). Didáctica da Geografia. Lisboa: Universidade Aberta.
Esteves, M.H. (2010). Os percursos da cidadania na Geografia escolar portuguesa. Lisboa: tese de Doutoramento em Geografia (especialidade Ensino da Geografia).
Estrela, A.; Ferreira, J. (Org.) (2001). Investigação em educação: métodos e técnicas. Lisboa: Educa.
Medeiros, C.A. (2005/2006). Geografia de Portugal (Vol.1,2,3,4). Lisboa: Círculo de Leitores.
Silva, A. 2006. Gráficos e Mapas: Representação de Informação Estatística. Ed. FCA.
Bibliografia específica a definir em função dos temas de investigação selecionados./References depend on the fields of study and chosen topics.