Seminário de Geografia II

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025191
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conteúdos de Geografia.

Conhecimentos de didática e pedagogia.

Métodos de Ensino

A disciplina apresenta uma componente fundamentalmente prática, embora possa contemplar a  exposição de conteúdos teóricos, sobretudo no esclarecimento de dúvidas. Centra-se, sobretudo, na orientação e acompanhamento, por parte das docentes, na definição do tema/estudo de caso, nas metodologias utilizadas  na recolha e tratamento de dados bibliográficos, cartográficos, estatísticos e outros; na apresentações e discussão por parte dos formandos de temáticas previamente definidas no âmbito do “estudo de caso” e respetiva transposição para o contexto de sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Definir temas de investigação, no âmbito da Geografia Física e Humana, suportados por estudos de caso aplicados ao ensino da disciplina

Elaborar um plano de investigação: objetivos, estratégias e instrumentos de recolha e de análise da informação

Analisar, de forma crítica, os resultados obtidos

Propor estratégias, metodologias e atividades com vista à transposição didática da temática investigada

Reflectir sobre a sua aplicabilidade em contexto de sala de aula

Elaborar, por escrito, um relatório da investigação científica e das estratégias de aplicadas no processo de ensino/aprendizagem

Assegurar o acompanhamento ao processo de elaboração do Relatório Final de Estágio.

 

Capacidade de questionar e problematizar;

Capacidade de planear e organizar atividades e tarefas de investigação científica;

Estimular o rigor científico, a capacidade crítica, a originalidade e a criatividade no processo de transposição dos conteúdos científicos para o contexto de ensino/aprendizagem.

Estágio(s)

Não

Programa

- Definir um tema de investigação no âmbito da geografia escolar;

- Apresentação e discussão de um plano de investigação;

- Recolha e tratamento da informação;

- Análise e discussão dos resultados;

- Apresentação dos resultados científicos investigados e discussão das  estratégias e dos recursos a utilizar na tranposição didático-pedagógica;

- Elaboração de um relatório final.

Docente(s) responsável(eis)

Adélia Jesus Nobre Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Outra: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 70.0%

Bibliografia

Bibliografia geral

Azevedo, M. (2006). Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

Bailey P., Fox, P. (1996). Geography Teachers’Handbook, Shefield: The Geographical Association.

Brito, R.; Poeira, M. L. (1991). Didáctica da Geografia. Lisboa: Universidade Aberta.

Esteves, M.H. (2010). Os percursos da cidadania na Geografia escolar portuguesa.  Lisboa: tese de Doutoramento em Geografia (especialidade Ensino da Geografia).

Estrela, A.; Ferreira, J. (Org.) (2001). Investigação em educação: métodos e técnicas. Lisboa: Educa.

Medeiros, C.A. (2005/2006). Geografia de Portugal (Vol.1,2,3,4). Lisboa: Círculo de Leitores.

Silva, A. 2006. Gráficos e Mapas: Representação de Informação Estatística. Ed. FCA.

Bibliografia específica a definir em função dos temas de investigação selecionados./References depend on the fields of study and chosen topics.