Seminário de Geografia I
2
2022-2023
02025180
Didáticas Específicas
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem revelar conhecimentos básicos de terminologia em Geografia Humana, assim como conhecimentos de didática e pedagogia.
Métodos de Ensino
Inclui a apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas, orientação por parte das docentes na recolha e tratamento de dados bibliográficos, cartográficos, estatísticos e outros, relativos a temas e a áreas de trabalho; apresentações e discussão por parte dos formandos de temáticas previamente definidas e respetiva transposição para o contexto de sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos científicos na área da Geografia;
- Desenvolver o sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos;
- Recolher e tratar informação bibliográfica, dados cartográficos, estatísticos e outros, relativos a temas e a áreas de trabalho específicos;
- Fomentar a utilização e exploração de diversos recursos ao dispor da Geografia em contexto escolar (Cartografia, Tecnologias de Informação Geográfica, GPS…)
- Discutir a adequação de estratégias e recursos na respetiva transposição didáctica-pedagógica de temas científicos;
Competências a desenvolver:
- Estimular o pensamento crítico, autónomo e criativo;
- Desenvolver competências ao nível da análise e discussão de temas científicos lecionados no âmbito da geografia escolar (3.º Ciclo e Secundário);
- Demonstrar capacidade na transposição dos conteúdos científicos para o contexto de sala de aula com recurso a métodos e técnicas didático-pedagógicas adequados e diversificados.
Estágio(s)
NãoPrograma
- As etapas fundamentais num projecto de investigação;
- Contextualização e operacionalização das questões de investigação aplicadas ao ensino;
- Aspectos a ter em conta na recolha, análise e interpretação de dados;
- Recursos e estratégias na transposição didático-pedagógica;
- Apresentação e discussão dos conteúdos científicos investigados e das estratégias e recursos utilizados na sua transposição em contexto de ensino/aprendizagem.
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima Grilo Velez de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Antunes, L. C. (2013). Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores, Lisboa.
Claudino, S.; Oliveira, A. (2014). A cidadania na formação inicial de professores de Geografia de Portugal e do Brasil. V Congresso da APG. APG, Lisboa.
Efran, S.; Ravid, R. (2020). Action research in education: a practical guide. Guilford Press, 2ª edição, Nova Iorque
Gulson, K.; Symes, C. (Eds) (2007). Spatial Theories of Education: Policy and Geography Matters. Routledge, Londres.
Solari, M.; Solem, O.; Bohem, R. (Eds) (2017). Learning Progressions in Geography Education International Perspectives. Spinger, Nova Iorque.