Seminário de Geografia I

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025180
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem revelar conhecimentos básicos de terminologia em Geografia Humana, assim como conhecimentos de didática e pedagogia.

Métodos de Ensino

Inclui a apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas, orientação por parte das docentes na recolha e tratamento de dados bibliográficos, cartográficos, estatísticos e outros, relativos a temas e a áreas de trabalho; apresentações e discussão por parte dos formandos de temáticas previamente definidas e respetiva transposição para o contexto de sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos científicos na área da Geografia;

- Desenvolver o sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos;

- Recolher e tratar informação bibliográfica, dados cartográficos, estatísticos e outros, relativos a temas e a áreas de trabalho específicos;

- Fomentar a utilização e exploração de diversos recursos ao dispor da Geografia em contexto escolar (Cartografia, Tecnologias de Informação Geográfica, GPS…)

- Discutir a adequação de estratégias e recursos  na respetiva transposição didáctica-pedagógica de temas científicos;

Competências a desenvolver:

- Estimular o pensamento crítico, autónomo e criativo;

- Desenvolver competências ao nível da análise e discussão de temas científicos lecionados no âmbito da geografia escolar (3.º Ciclo e Secundário);

- Demonstrar capacidade na transposição dos conteúdos científicos para o contexto de sala de aula com recurso a métodos e técnicas didático-pedagógicas adequados e diversificados.

Estágio(s)

Não

Programa

- As etapas fundamentais num projecto de investigação;

- Contextualização e operacionalização das questões de investigação aplicadas ao ensino;

- Aspectos a ter em conta na recolha, análise e interpretação de dados;

- Recursos e estratégias na transposição didático-pedagógica;

- Apresentação e discussão dos conteúdos científicos investigados e das estratégias e recursos utilizados na sua transposição em contexto de ensino/aprendizagem.

Docente(s) responsável(eis)

João Luís Jesus Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Antunes, L. C. (2013). Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores, Lisboa.

Claudino, S.; Oliveira, A. (2014). A cidadania na formação inicial de professores de Geografia de Portugal e do Brasil. V Congresso da APG. APG, Lisboa.

Efran, S.; Ravid, R. (2020). Action research in education: a practical guide. Guilford Press, 2ª edição, Nova Iorque

Gulson, K.; Symes, C. (Eds) (2007). Spatial Theories of Education: Policy and Geography Matters. Routledge, Londres.

Solari, M.; Solem, O.; Bohem, R. (Eds) (2017). Learning Progressions in Geography Education International Perspectives. Spinger, Nova Iorque.