Práticas de Investigação no Ensino da Geografia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025174
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem revelar conhecimentos básicos de terminologia em Geografia, assim como de didática e pedagogia.

Métodos de Ensino

- Aulas expositivas;

- Leitura de textos científicos e análise de documentação variada;

- Debate de conteúdos;

- Apresentação oral de trabalhos. 

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

- Perceber a especificidade da Geografia em termos investigativos;

- Identificar estratégias de investigação adequadas a contextos sócio-educativos diferenciados;

- Reconhecer a importância da investigação participativa;

- Compreender a dinâmica, a validade a a aplicação de diversos métodos e técnicas de trabalho em investigação geográfica no ensino básico e secundário.

Competências:

- Construir instrumentos de trabalho que permitam a participação activa dos alunos na investigação geográfica;

- Dirigir viagens de estudo adequadas aos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia no ensino básico e secundário;

- Conceber a estrutura de um "clube" em contexto escolar de temática geográfica.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema 1 - A investigação em contexto de sala de aula: a importância para a disciplina de Geografia

Tema 2 - Práticas investigativas em meio escolar: adaptação de estratégias à turma, à escola e à comunidade

Tema 3 - Os desafios e a validade da investigação participativa

Tema 4 - A investigação-acção e a especificidade da Geografia:

4.1 - Abordagens quantitativas e qualitativas

4.2 - Estratégias de trabalho: da observação individual ao trabalho de grupo

4.3 - O mapa e o trabalho de campo

4.4 - Os grupos de trabalho específico e os "clubes".

Docente(s) responsável(eis)

Adélia Jesus Nobre Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Bell, J. (2008). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

Enser, M. (2019). Making Every Geography Lesson Count: Six Principles to Support Great Geography Teaching. Crown House Publishing, Reino Unido

Medeiros, C.A. (2005). Geografia de Portugal (Vol.1,2,3,4). Lisboa: Círculo de Leitores.

Ribeiro, O. (2012). O ensino da Geografia. Porto: Porto Editora.

Velez de Castro, F. (2009). 10 Ideias para trabalhar em Área de Projecto. Lisboa: Impala.

Velez de Castro, F.; Nunes, A.; Nossa, P. (2019) (Coords). Ensinar Geografia. Formação inicial de professores e propostas de aplicações didático-pedagógicas. Eumed-Universidade de Málaga.