Práticas de Investigação no Ensino da Geografia
1
2018-2019
02025174
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem revelar conhecimentos básicos de terminologia em Geografia, assim como de didática e pedagogia.
Métodos de Ensino
- Aulas expositivas;
- Leitura de textos científicos e análise de documentação variada;
- Debate de conteúdos;
- Apresentação oral de trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
- Perceber a especificidade da Geografia em termos investigativos;
- Identificar estratégias de investigação adequadas a contextos sócio-educativos diferenciados;
- Reconhecer a importância da investigação participativa;
- Compreender a dinâmica, a validade a a aplicação de diversos métodos e técnicas de trabalho em investigação geográfica no ensino básico e secundário.
Competências:
- Construir instrumentos de trabalho que permitam a participação activa dos alunos na investigação geográfica;
- Dirigir viagens de estudo adequadas aos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia no ensino básico e secundário;
- Conceber a estrutura de um "clube" em contexto escolar de temática geográfica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema 1 - A investigação em contexto de sala de aula: a importância para a disciplina de Geografia
Tema 2 - Práticas investigativas em meio escolar: adaptação de estratégias à turma, à escola e à comunidade
Tema 3 - Os desafios e a validade da investigação participativa
Tema 4 - A investigação-acção e a especificidade da Geografia:
4.1 - Abordagens quantitativas e qualitativas
4.2 - Estratégias de trabalho: da observação individual ao trabalho de grupo
4.3 - O mapa e o trabalho de campo
4.4 - Os grupos de trabalho específico e os "clubes".
Docente(s) responsável(eis)
Adélia Jesus Nobre Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Bell, J. (2008). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Estrela, A.; Ferreira, J. (Org.) (2001). Investigação em educação: métodos e técnicas. Lisboa: Educa.
Medeiros, C.A. (2005). Geografia de Portugal (Vol.1,2,3,4). Lisboa: Círculo de Leitores.
Mérenne-Schoumaker, B. (1999). Didáctica da Geografia. Porto: Edições Asa.
Oliveira, L.; Pereira, A.; Santiago, R. (2004). Investigação em educação. Abordagens conceptuais e práticas.
Quivy, R. ; Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Gradiva: Lisboa.
Ribeiro, O. (2012). O ensino da Geografia. Porto: Porto Editora.
Velez de Castro, F. (2009). 10 Ideias para trabalhar em Área de Projecto. Lisboa: Impala.