Estágio e Relatório
2
2021-2022
02025163
Iniciação à Prática Profissional
Português
Presencial
48.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso.
Métodos de Ensino
Orientação / supervisão pedagógica do período de prática pedagógica supervisionada, através de observação e comentário de aulas.
Orientação / supervisão científico-didáctica da elaboração do Relatório Final.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
-– Proporcionar aos/às formandos/as – através de um plano de formação individual, no domínio da habilitação para a docência – experiências reais de observação, planificação, ensino e avaliação, bem como o envolvimento no largo espectro de responsabilidades que se esperam do/a docente, dentro e fora da sala de aula;
– Promover o desenvolvimento profissional dos/as formandos/as, visando o seu desempenho como futuros/as docentes, através de uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional;
– Aplicar criticamente métodos e conteúdos estudados no exercício da docência e na elaboração do relatório de estágio;
– Aprofundar formação académica adequada às exigências da docência na área curricular do respetivo domínio de habilitação para a docência;
– Aprofundar métodos e técnicas de investigação no contexto das didácticas específicas;
– Desenvolver capacidades de comunicação e argumentação.
Estágio(s)
SimPrograma
1. Prática pedagógica supervisionada.
- Planos de aula/unidade didática: estrutura, objetivos e conteúdos;
- Materiais didáticos: seleção, elaboração e integração no plano de aula e no plano geral da disciplina;
- Atividades em contexto de sala de aula: adequação, diversidade e coerência;
- Estratégias de ensino/aprendizagem: adequação, diversidade e coerência;
- Utilização com rigor conhecimentos científicos e sua articulação;
- Gestão do tempo, comunicação e interação em contexto sala de aula;
- Instrumentos de avaliação em contexto de sala de aula e critérios de correção de trabalhos escrito;
- Capacidade de integração na escola e no meio
2. Relatório de estágio:
- Reflexão crítica sobre o estágio
- Análise e desenvolvimento de uma temática de natureza científico-didática;
- Pesquisa bibliográfica específica de cada tema desenvolvido pelos estagiários.
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima Grilo Velez de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Bibliografia Geral:
Armitage, S. (2017), Approaches to Learning and Teaching Geography. Cambridge University Press, Reino Unido.
Antunes, L. C (2013), Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores.
Cavalcanti, L. (2016), Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus Editora, Campinas.
Gerber, R.; Williams, M. (Eds) (2002), Geography, Culture and Education. Springer, Nova Iorque.
Morgan, G. (2011), Teaching Geography 11-18: A Conceptual Approach. Open University Press, Reino Unido.
Bibliografia Específica:
A definir em função dos temas de investigação selecionados por cada formando/a para o seu relatório final./To be determined depending on the topics' chosen for the final report.