Estágio e Relatório

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025163
Área Científica
Iniciação à Prática Profissional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
48.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso.

Métodos de Ensino

Orientação / supervisão pedagógica do período de prática pedagógica supervisionada, através de observação e comentário de aulas.

Orientação / supervisão científico-didáctica da elaboração do Relatório Final.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

-– Proporcionar aos/às formandos/as – através de um plano de formação individual,  no domínio da habilitação para a docência – experiências reais de observação, planificação, ensino e avaliação, bem como o envolvimento no largo espectro de responsabilidades que se esperam do/a docente, dentro e fora da sala de aula;

– Promover o desenvolvimento profissional dos/as formandos/as, visando o seu desempenho como futuros/as docentes, através de  uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional;

– Aplicar criticamente métodos e conteúdos estudados no exercício da docência e na elaboração do relatório de estágio;

– Aprofundar formação académica adequada às exigências da docência na área curricular do respetivo domínio de habilitação para a docência;

– Aprofundar métodos e técnicas de investigação no contexto das didácticas específicas;

– Desenvolver capacidades de comunicação e argumentação.

Estágio(s)

Sim

Programa

1. Prática pedagógica supervisionada.

- Planos de aula/unidade didática: estrutura, objetivos e conteúdos;

- Materiais didáticos: seleção, elaboração e integração no plano de aula e no plano geral da disciplina;

- Atividades em contexto de sala de aula: adequação, diversidade e coerência;

- Estratégias de ensino/aprendizagem: adequação, diversidade e coerência;

- Utilização com rigor conhecimentos científicos e sua articulação;

- Gestão do tempo, comunicação e interação em contexto sala de aula;

- Instrumentos de avaliação em contexto de sala de aula e critérios de correção de trabalhos escrito;

- Capacidade de integração na escola e no meio

2. Relatório de estágio:

- Reflexão crítica sobre o estágio

- Análise e desenvolvimento de uma temática de natureza científico-didática;

- Pesquisa bibliográfica específica de cada tema desenvolvido pelos estagiários.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Grilo Velez de Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia Geral:

Armitage, S. (2017), Approaches to Learning and Teaching Geography. Cambridge University Press, Reino Unido.

Antunes, L. C (2013), Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores.

Cavalcanti, L. (2016), Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus Editora, Campinas.

Gerber, R.; Williams, M. (Eds) (2002), Geography, Culture and Education. Springer, Nova Iorque.

Morgan, G. (2011), Teaching Geography 11-18: A Conceptual Approach. Open University Press, Reino Unido.

Bibliografia Específica:

A definir em função dos temas de investigação selecionados por cada formando/a para o seu relatório final./To be determined depending on the topics' chosen for the final report.