Estágio e Relatório

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025163
Área Científica
Iniciação à Prática Profissional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
48.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso.

Métodos de Ensino

Orientação / supervisão pedagógica do período de prática pedagógica supervisionada, através de observação e comentário de aulas.

Orientação / supervisão científico-didáctica da elaboração do Relatório Final.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

– Proporcionar aos/às formandos/as – através de um plano de formação individual,  no domínio da habilitação para a docência – experiências reais de observação, planificação, ensino e avaliação, bem como o envolvimento no largo espectro de responsabilidades que se esperam do/a docente, dentro e fora da sala de aula;

– Promover o desenvolvimento profissional dos/as formandos/as, visando o seu desempenho como futuros/as docentes, através de  uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional;

– Aplicar criticamente métodos e conteúdos estudados no exercício da docência e na elaboração do relatório de estágio;

– Aprofundar formação académica adequada às exigências da docência na área curricular do respetivo domínio de habilitação para a docência;

– Aprofundar métodos e técnicas de investigação no contexto das didácticas específicas;

– Desenvolver capacidades de comunicação e argumentação.

Estágio(s)

Sim

Programa

1. Prática pedagógica supervisionada.

- Planos de aula/unidade didática: estrutura, objetivos e conteúdos;

- Materiais didáticos: seleção, elaboração e integração no plano de aula e no plano geral da disciplina;

- Atividades em contexto de sala de aula: adequação, diversidade e coerência;

- Estratégias de ensino/aprendizagem: adequação, diversidade e coerência;

- Utilização com rigor conhecimentos científicos e sua articulação;

- Gestão do tempo, comunicação e interação em contexto sala de aula;

- Instrumentos de avaliação em contexto de sala de aula e critérios de correção de trabalhos escrito;

- Capacidade de integração na escola e no meio

2. Relatório de estágio:

- Reflexão crítica sobre o estágio

- Análise e desenvolvimento de uma temática de natureza científico-didática;

- Pesquisa bibliográfica específica de cada tema desenvolvido pelos estagiários.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Grilo Velez de Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Relatório final: 40.0%
Prática Pedagógica Supervisionada: 60.0%

Bibliografia

Bibliografia Geral

André, Y., David, J., Mérenne-Schoumaker, B. 1999. Didáctica da Geografia. Edições ASA, Porto.

Antunes, L. C. 2013. Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores.

Azevedo, M. 2006. Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

Bailey P., Fox, P. 1996. Geography Teachers’Handbook, Shefield: The Geographical Association.

Bell, J. 2008. Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

Estrela, A., Ferreira, J. (Org.) (2001). Investigação em educação: métodos e técnicas. Lisboa: Educa.

Marôco, J. 2007. Análise Estatística com Utilização do SPSS. Ed. Sílabo.

Medeiros, C.A. (Dir.) 2005/2006. Geografia de Portugal (Vol.1,2,3,4). Lisboa: Círc. de Leitores.

Rebelo, F. 2003. Riscos naturais e acção antrópica. Imp. da UC.     

Bibliografia específica a definir em função dos temas de investigação selecionados por cada formando/a para o seu relatório final./To be determined depending on the topics' chosen for the final report.