Estágio e Relatório
2
2017-2018
02025163
Iniciação à Prática Profissional
Português
Presencial
48.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso.
Métodos de Ensino
Orientação / supervisão pedagógica do período de prática pedagógica supervisionada, através de observação e comentário de aulas.
Orientação / supervisão científico-didáctica da elaboração do Relatório Final.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
– Proporcionar aos/às formandos/as – através de um plano de formação individual, no domínio da habilitação para a docência – experiências reais de observação, planificação, ensino e avaliação, bem como o envolvimento no largo espectro de responsabilidades que se esperam do/a docente, dentro e fora da sala de aula;
– Promover o desenvolvimento profissional dos/as formandos/as, visando o seu desempenho como futuros/as docentes, através de uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional;
– Aplicar criticamente métodos e conteúdos estudados no exercício da docência e na elaboração do relatório de estágio;
– Aprofundar formação académica adequada às exigências da docência na área curricular do respetivo domínio de habilitação para a docência;
– Aprofundar métodos e técnicas de investigação no contexto das didácticas específicas;
– Desenvolver capacidades de comunicação e argumentação.
Estágio(s)
SimPrograma
1. Prática pedagógica supervisionada.
- Planos de aula/unidade didática: estrutura, objetivos e conteúdos;
- Materiais didáticos: seleção, elaboração e integração no plano de aula e no plano geral da disciplina;
- Atividades em contexto de sala de aula: adequação, diversidade e coerência;
- Estratégias de ensino/aprendizagem: adequação, diversidade e coerência;
- Utilização com rigor conhecimentos científicos e sua articulação;
- Gestão do tempo, comunicação e interação em contexto sala de aula;
- Instrumentos de avaliação em contexto de sala de aula e critérios de correção de trabalhos escrito;
- Capacidade de integração na escola e no meio
2. Relatório de estágio:
- Reflexão crítica sobre o estágio
- Análise e desenvolvimento de uma temática de natureza científico-didática;
- Pesquisa bibliográfica específica de cada tema desenvolvido pelos estagiários.
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima Grilo Velez de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Relatório final: 40.0%
Prática Pedagógica Supervisionada: 60.0%
Bibliografia
Bibliografia Geral
André, Y., David, J., Mérenne-Schoumaker, B. 1999. Didáctica da Geografia. Edições ASA, Porto.
Antunes, L. C. 2013. Google Earth na Sala de Aula. Areal Editores.
Azevedo, M. 2006. Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
Bailey P., Fox, P. 1996. Geography Teachers’Handbook, Shefield: The Geographical Association.
Bell, J. 2008. Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Estrela, A., Ferreira, J. (Org.) (2001). Investigação em educação: métodos e técnicas. Lisboa: Educa.
Marôco, J. 2007. Análise Estatística com Utilização do SPSS. Ed. Sílabo.
Medeiros, C.A. (Dir.) 2005/2006. Geografia de Portugal (Vol.1,2,3,4). Lisboa: Círc. de Leitores.
Rebelo, F. 2003. Riscos naturais e acção antrópica. Imp. da UC.
Bibliografia específica a definir em função dos temas de investigação selecionados por cada formando/a para o seu relatório final./To be determined depending on the topics' chosen for the final report.