Didática da Geografia
1
2021-2022
02025152
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos científicos no quadro das principais temáticas da Geografia (Humana e Física).
Alguns conhecimentos elementares relacionados com práticas pedagógicas e processos de investigação no ensino da Geografia.
Conhecimentos no quadro do tratamento estatístico, gráfico e cartográfico de informação e dados.
Domínio de diferentes instrumentos e softwares de apoio à lecionação e à produção de conteúdos didáticos.
Métodos de Ensino
As aulas terão uma componente mais teórica onde se discutirão os elementos relacionadas com os conceitos associados à didática, educação geográfica, valor formativo da Geografia e Currículo (metas, orientações, programa e competências). A dimensão mais prática estará relacionada com a gestão do currículo, metodologias de ensino-aprendizagem e conteúdos temáticos (planificação, estratégias, metodologias e avaliação). Adotar-se-á um método de ensino voltado para a estimulação da produção de materiais, da atitude crítica e da diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância da educação geográfica para a formação pessoal e desenvolvimento social;
Desenvolver competências a nível da formação pedagógica e da didática específica;
Pesquisar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas e credíveis;
Refletir sobre a natureza da geografia que deve ser ensinada nas escolas do ensino básico e secundário;
Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares, programas e abordagens didáticas diversas;
Conceber e elencar competências didáticas específicas para diferentes contextos de ensino-aprendizagem;
Utilizar diversos recursos e estratégias e reconhecer a utilidade da planificação no ensino da Geografia;
Recolher, organizar e sintetizar informação sobre problemas geográficos e mobilizá-los no desenho de experiências de aprendizagem;
Conceber formas corretas e originais de operacionalizar a didática da geografia e de incorporar o papel de professor de Geografia.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à Didática da Geografia
1.1. Conceito e aplicabilidade
1.2. O valor formativo da Geografia: capacidades e competências geográficas
2. A Geografia no currículo do ensino básico e secundário do Sistema Educativo Português
2.1. Metas, orientações curriculares e os programas
2.2. Objetivos e competências gerais/específicas
3. Gestão do Currículo da disciplina de Geografia
3.1. A importância da planificação no processo ensino-aprendizagem: objetivos específicos, questões chave, conceitos, estratégias, recursos e bibliografia.
3.2. Execução: articulação dos conteúdos, estratégias de ensino/aprendizagem, recursos/materiais didáticos
3.3. A avaliação em Geografia: tipos, processos, registos e interpretação
4. Novos desafios na educação geográfica: globalização, ética e cidadania
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima Grilo Velez de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
astro, M. (2019), Didática no Ensino da Geografia. Abordagens práticas e reflexões. Novas Edições Acaémicas, Brasil.
Demirci, A.; González, R., Bednarz, S. W. (Eds) (2018), Geography Education for Global Understanding. Springer, Nova Iorque.
Gersmehl, P. (2014). Teaching Geography. Gilford Press, 3ª ed., Nova Iorque
IGU (1992), International Charter on Geographical Education 1992. Disponível em: https://www.igu-cge.org/1992-charter/ (acedido em 2000)
IGU (2016), International Charter on Geographical Education 1992. Disponível em:https://www.igu-cge.org/2016-charter/ (acedido em 2000)
Lambert, D. & Morgan, J. (2010). Teaching Geography. A Conceptual Approach. Open University Press, Berkshire.