Didática da Geografia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025152
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos científicos no quadro das principais temáticas da Geografia (Humana e Física).

Alguns conhecimentos elementares relacionados com práticas pedagógicas e processos de investigação no ensino da Geografia.

Conhecimentos no quadro do tratamento estatístico, gráfico e cartográfico de informação e dados.

Domínio de diferentes instrumentos e softwares de apoio à lecionação e à produção de conteúdos didáticos.

Métodos de Ensino

As aulas terão uma componente mais teórica onde se discutirão os elementos relacionadas com os conceitos associados à didática, educação geográfica, valor formativo da Geografia e Currículo (metas, orientações, programa e competências). A dimensão mais prática estará relacionada com a gestão do currículo, metodologias de ensino-aprendizagem e conteúdos temáticos (planificação, estratégias, metodologias e avaliação). Adotar-se-á um método de ensino voltado para a estimulação da produção de materiais, da atitude crítica e da diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da educação geográfica para a formação pessoal e desenvolvimento social;

Desenvolver competências a nível da formação pedagógica e da didática específica;

Pesquisar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas e credíveis;

Refletir sobre a natureza da geografia que deve ser ensinada nas escolas do ensino básico e secundário;

Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares, programas e abordagens didáticas diversas;

Conceber e elencar competências didáticas específicas para diferentes contextos de ensino-aprendizagem;

Utilizar diversos recursos e estratégias e reconhecer a utilidade da planificação no ensino da Geografia;

Recolher, organizar e sintetizar informação sobre problemas geográficos e mobilizá-los no desenho de experiências de aprendizagem;

Conceber formas corretas e originais de operacionalizar a didática da geografia e de incorporar o papel de professor de Geografia.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Didática da Geografia

1.1. Conceito e aplicabilidade

1.2. O valor formativo da Geografia: capacidades e competências geográficas

2. A Geografia no currículo do ensino básico e secundário do Sistema Educativo Português

2.1. Metas, orientações curriculares e os programas

2.2. Objetivos e competências gerais/específicas

3. Gestão do Currículo da disciplina de Geografia

3.1. A importância da planificação no processo ensino-aprendizagem: objetivos específicos, questões chave, conceitos, estratégias, recursos e bibliografia.

3.2. Execução: articulação dos conteúdos, estratégias de ensino/aprendizagem,  recursos/materiais didáticos

3.3. A avaliação em Geografia: tipos, processos, registos e interpretação

4. Novos desafios na educação geográfica: globalização, ética e cidadania

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Grilo Velez de Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

astro, M. (2019), Didática no Ensino da Geografia. Abordagens práticas e reflexões. Novas Edições Acaémicas, Brasil.

Demirci, A.; González, R., Bednarz, S. W. (Eds) (2018), Geography Education for Global Understanding. Springer, Nova Iorque.

Gersmehl, P. (2014). Teaching Geography. Gilford Press, 3ª ed., Nova Iorque

IGU (1992), International Charter on Geographical Education 1992. Disponível em: https://www.igu-cge.org/1992-charter/ (acedido em 2000)

IGU (2016), International Charter on Geographical Education 1992. Disponível em:https://www.igu-cge.org/2016-charter/ (acedido em 2000)

Lambert, D. & Morgan, J. (2010). Teaching Geography. A Conceptual Approach. Open University Press, Berkshire.