Didática da Geografia

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025152
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos científicos no quadro das principais temáticas da Geografia (Humana e Física).

Alguns conhecimentos elementares relacionados com práticas pedagógicas e processos de investigação no ensino da Geografia.

Conhecimentos no quadro do tratamento estatístico, gráfico e cartográfico de informação e dados.

Domínio de diferentes instrumentos e softwares de apoio à lecionação e à produção de conteúdos didáticos.

Métodos de Ensino

As aulas terão uma componente mais teórica onde se discutirão os elementos relacionadas com os conceitos associados à didática, educação geográfica, valor formativo da Geografia e Currículo (metas, orientações, programa e competências). A dimensão mais prática estará relacionada com a gestão do currículo, metodologias de ensino-aprindizagem e conteúdos temáticos (planificação, estratégias, metodologias e avaliação). Adotar-se-á um método de ensino voltado para a estimulação da produção de materiais, da atitude crítica e da diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da educação geográfica para a formação pessoal e desenvolvimento social;

Desenvolver competências a nível da formação pedagógica e da didática específica;

Pesquisar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas e credíveis;

Refletir sobre a natureza da geografia que deve ser ensinada nas escolas do ensino básico e secundário;

Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares, programas e abordagens didáticas diversas;

Conceber e elencar competências didáticas específicas para diferentes contextos de ensino-aprendizagem;

Utilizar diversos recursos e estratégias e reconhecer a utilidade da planificação no ensino da Geografia;

Recolher, organizar e sintetizar informação sobre problemas geográficos e mobilizá-los no desenho de experiências de aprendizagem;

Conceber formas corretas e originais de operacionalizar a didática da geografia e de incorporar o papel de professor de Geografia.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Didática da Geografia

1.1. Conceito e aplicabilidade

1.2. O valor formativo da Geografia: capacidades e competências geográficas

2. A Geografia no currículo do ensino básico e secundário do Sistema Educativo Português

2.1. Metas, orientações curriculares e os programas

2.2. Objetivos e competências gerais/específicas

3. Gestão do Currículo da disciplina de Geografia

3.1. A importância da planificação no processo ensino-aprendizagem: objetivos específicos, questões chave, conceitos, estratégias, recursos e bibliografia.

3.2. Execução: articulação dos conteúdos, estratégias de ensino/aprendizagem,  recursos/materiais didáticos

3.3. A avaliação em Geografia: tipos, processos, registos e interpretação

4. Novos desafios na educação geográfica: globalização, ética e cidadania.

Docente(s) responsável(eis)

Adélia Jesus Nobre Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

André, Y., David, J. & Mérenne-Schoumaker, B. (1999). Didáctica da Geografia. Edições ASA, Porto.

Alexandre, F. & Diogo, J. (1990). Didáctica da Geografia. Texto Editora, Lisboa.

Bailey, P.& Fox, P. (1996). Geography Teachers’Handbook, GA. Shefield.

Brito, R. & Poeira, M. (1991). Didáctica da Geografia. Lisboa: Universidade Aberta.

Jimenez, A., & Gaité, M. (1996). Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Editorial Sinteses, Madrid.

Lambert, D. & Morgan, J. (2010). Teaching Geography. A Conceptual Approach. Open University Press, Berkshire.

Mérenne-Shoumaker, B. (2003). De la géographie des professeurs à la géographie de l’action: une place nouvelle dans l’enseignement secondaire. Belgeo, 2, 157-164.

Roumégous, M. (2002). Didactiques de la géographie. Rennes: Presses Universi¬taires de Rennes.

Souto González, X. (1998). Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Serbal, Madrid.

UGI (1992). Carta Internacional da Educação Geográfica. APG, Lisboa.