Didática da Geografia
1
2017-2018
02025152
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos científicos no quadro das principais temáticas da Geografia (Humana e Física).
Alguns conhecimentos elementares relacionados com práticas pedagógicas e processos de investigação no ensino da Geografia.
Conhecimentos no quadro do tratamento estatístico, gráfico e cartográfico de informação e dados.
Domínio de diferentes instrumentos e softwares de apoio à lecionação e à produção de conteúdos didáticos.
Métodos de Ensino
As aulas terão uma componente mais teórica onde se discutirão os elementos relacionadas com os conceitos associados à didática, educação geográfica, valor formativo da Geografia e Currículo (metas, orientações, programa e competências). A dimensão mais prática estará relacionada com a gestão do currículo, metodologias de ensino-aprindizagem e conteúdos temáticos (planificação, estratégias, metodologias e avaliação). Adotar-se-á um método de ensino voltado para a estimulação da produção de materiais, da atitude crítica e da diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância da educação geográfica para a formação pessoal e desenvolvimento social;
Desenvolver competências a nível da formação pedagógica e da didática específica;
Pesquisar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas e credíveis;
Refletir sobre a natureza da geografia que deve ser ensinada nas escolas do ensino básico e secundário;
Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares, programas e abordagens didáticas diversas;
Conceber e elencar competências didáticas específicas para diferentes contextos de ensino-aprendizagem;
Utilizar diversos recursos e estratégias e reconhecer a utilidade da planificação no ensino da Geografia;
Recolher, organizar e sintetizar informação sobre problemas geográficos e mobilizá-los no desenho de experiências de aprendizagem;
Conceber formas corretas e originais de operacionalizar a didática da geografia e de incorporar o papel de professor de Geografia.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à Didática da Geografia
1.1. Conceito e aplicabilidade
1.2. O valor formativo da Geografia: capacidades e competências geográficas
2. A Geografia no currículo do ensino básico e secundário do Sistema Educativo Português
2.1. Metas, orientações curriculares e os programas
2.2. Objetivos e competências gerais/específicas
3. Gestão do Currículo da disciplina de Geografia
3.1. A importância da planificação no processo ensino-aprendizagem: objetivos específicos, questões chave, conceitos, estratégias, recursos e bibliografia.
3.2. Execução: articulação dos conteúdos, estratégias de ensino/aprendizagem, recursos/materiais didáticos
3.3. A avaliação em Geografia: tipos, processos, registos e interpretação
4. Novos desafios na educação geográfica: globalização, ética e cidadania.
Docente(s) responsável(eis)
Adélia Jesus Nobre Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
André, Y., David, J. & Mérenne-Schoumaker, B. (1999). Didáctica da Geografia. Edições ASA, Porto.
Alexandre, F. & Diogo, J. (1990). Didáctica da Geografia. Texto Editora, Lisboa.
Bailey, P.& Fox, P. (1996). Geography Teachers’Handbook, GA. Shefield.
Brito, R. & Poeira, M. (1991). Didáctica da Geografia. Lisboa: Universidade Aberta.
Jimenez, A., & Gaité, M. (1996). Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Editorial Sinteses, Madrid.
Lambert, D. & Morgan, J. (2010). Teaching Geography. A Conceptual Approach. Open University Press, Berkshire.
Mérenne-Shoumaker, B. (2003). De la géographie des professeurs à la géographie de l’action: une place nouvelle dans l’enseignement secondaire. Belgeo, 2, 157-164.
Roumégous, M. (2002). Didactiques de la géographie. Rennes: Presses Universi¬taires de Rennes.
Souto González, X. (1998). Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Serbal, Madrid.
UGI (1992). Carta Internacional da Educação Geográfica. APG, Lisboa.