Religiões e Alimentação
1
2017-2018
02025126
História da Cultura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Exposição teórica, com auxílio a quadros cronológicos e mapas;
- Leitura e estudo de textos alusivos às manifestações religiosas (seleção de Hesíodo, Homero, Eurípides, Apuleio, Porfírio); Bíblia (judaísmo e cristianismo); Al-Corão (Islamismo);
- Recurso periódico ao conhecimento empírico dos alunos, enquanto sujeitos inseridos numa cultura radicada no mundo clássico e no judeo-cristianismo, para localizar experiências, práticas, costumes e tradições integradas no seu universo cultural;
- Apresentação, pelos alunos, de exposições sobre assuntos previamente selecionados.
Resultados de Aprendizagem
O aluno
– indica, localiza e descreve as principais manifestações religiosas atuais;
– conhece, em traços largos a história das religiões (origem, local de incidência, expansão);
– é capaz de descrever o contexto religioso do mundo antigo mediterrânico;
– conhece os aspetos fisiológicos e orgânicos da alimentação que foram apropriados pelo discurso religioso;
– descreve os rituais religiosos codificados segundo a prática alimentar: o sacrifício; os alimentos interditos; a oscilação entre jejum e festa; as oferendas;
– explica a sacralização de determinados alimentos no espaço mediterrânico: o pão, o vinho, o azeite, o sal.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceito de religião. As religiões do mundo. Breve apresentação. Origens, história e características das principais expressões religiosas:
O acto de comer fisiologia, sensação, percepção
Comer e ver – caminhos para a experiência do sagrado
A religião e os rituais- o uso dos alimentos na observância religiosa: comparação e confronto
Disciplinar o tempo e o corpo: o jejum e a abstinência nas várias religiões
Disciplinar a natureza: os interditos alimentares nas várias religiões
Alimentos nas religiões do Mediterrâneo
O Egipto Antigo. O mundo greco-romano. O Judaísmo. A cultura cristã. O Islamismo.
Religião e disciplina alimentar – o jejum e a abstinência. A festa
A cozinha do sacrifício. Os frutos da terra. Os animais. O canibalismo
Os alimentos como via de acesso ao sobrenatural: enthousiasmos; adivinhação; vidência; transmigração
Dimensão metafórica dos alimentos como expressão do sagrado.
Dimensão identitária dos alimentos como expressão do colectivo. A fome e a abundância.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Barata Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
-Food and Drink in the biblical worlds, Semeia 86, Canada 1999
-Eliade, Mircea ed., The encyclopedia of religion. New York, MacMillan Publishing Company
-Dictionnaire D'Archéologie Chrétienne et de Liturgie (DACL), F. Cabrol et H. Leclercq, 1924, cols 436-460.
-Dictionnaire de la Bible (DBibl), F. Vigouroux ed. Paris, Letousey et Ané 1912.
-Douglas, M., “Deciphering a meal”, Daedalus 10, 1972, pp. 61-81.
-Feely-Harnik, Gillian, The Lord’s Table, The Meaning of food in Early Judaism and Christianity.
-Segarra Crespo, D. (coord.), Connotaciones Sacrales de la alimentación en el mundo clásico, Revista de Ciencias de las religiones.2004.
-Nock, Arthur Darby,.Essays on religion and the ancient world, Cambridge, 1972.
-Douglas, Mary, Pureza e Perigo, ed.70, 1991.
P. B. Dias, “A linguagem dos alimentos bíblicos. Sentidos para a fome e para a abundância”, Humanitas 60 (2008) 157-175.