Os Territórios da Alimentação: Rotas dos Saberes e dos Sabores
1
2021-2022
02025109
Geografia
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Embora a temática possa ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos e da valorização que estes produtos dão ao território, esta unidade curricular está espacialmente vocacionada para valorizar conhecimentos e competências de todos aqueles que têm uma formação ou habilitação literária no âmbito da Arte culinária, Gestão e Produção de Cozinha, Organização e Gestão de Eventos, Animação Turística, Turismo & Lazer, Geografia, Sociologia.
Métodos de Ensino
A avaliação é contínua.
Consistirá no contributo de três parâmetros que pretendem perceber a capacidade dos mestrandos ao nível da participação na elaboração das tarefas solicitadas, da participação na discussão de temas em foruns alargados e da organização de trabalhos de pesquisa.
Participação em sala de aula e elaboração de tarefas a agendar ao longo do semestre: 50%
Organização do trabalho de pesquisa: 50%.
Resultados de Aprendizagem
1. Tomar conhecimento do modo de organização das rotas turísticas.
2. Organizar uma rota turística associada à gastronomia e alimentação.
3. Conhecer a realidade socioeconómica em que se desenvolvem os processos de valorização das rotas turísticas associadas à alimentação, produtos agrícolas e géneros alimentares em Portugal.
4. Identificar os produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.
5. Entender a relevância da certificação.
6. Conhecer as indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.
7. Saber conceitos básicos de lazer e turismo.
8. Analisar as práticas de lazer.
9. Avaliar a diferentes escalas o mundo da alimentação na sua relação com o turismo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Criação de Rotas.
2. Sustentabilidade e consumo.
3. Tradição e produtos alimentares.
4. Vinho e Viagens.
5. Certificação e qualidade (DOP, DOC, IGP, ETG).
6. Lazer e Turismo. Práticas de lazer. As sociedades que nos orientam.
7. Alimentação e território. O MUNDO da alimentação.
8. Sistema turístico. Novo turismo, satisfação, experiências e participação.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Balbino Caldeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa e apresentação em sala de aula. : 50.0%
Bibliografia
Ascher, François,2005,Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris
De Certeau, Michel, Giard,Luce & Mayol, Pierre,1994, L’invention du quotidian. Folio, Essais, Galimard, Paris
Fischler, Claude,2001,L'Homnivore. Odile Jacob, Poches, Paris
François Ascher,2005, Le Mangeur hypermoderne. Une figure de l’individu éclectique, éditions Odile Jacob,2005
Fumey, Gilles, 2010,Manger local, manger global. CNRS Éditions,Paris
Lopes, Policarpo 2006, A Modernidade Alimentar, CEOS – Investigações Sociológicas, UNL, Colibri, Lisboa
Montanari, Massimo & Jean-Robert Pitte, 2009, Les frontières alimentaires, CNRS Éditions, Paris.
Pitte, Jean-Robert, 2010, Le génie des lieux, CNRS-Éditions. Paris
Poulain, Jean Pierre, 2005, Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, 286 p., Paris
Santos, Norberto & Gama, António, 2011, As tradições do Pão, Territórios e Desenvolvimento. In Santos, Norberto & Cunha, Lúcio, Trunfos de uma Geografia Activa. IUC, CCDRC, CEGOT.